Taxa de juros para empréstimos

  • 19/11/2014
Página inicial - uso consciente - Taxa de juros para empréstimos

taxa de juros para empréstimos

Como diminuir a taxa de juros para empréstimos?

 
Precisar contratar um empréstimo ou financiamento sem a perspectiva de quitá-lo tira o sono de muitas pessoas. Mas os juros altos e a sensação de não poder fazer nada para reverter essa situação podem estar com os dias contados, por isso é necessário um planejamento financeiro eficiente para diminuir essa taxa de juros para empréstimos e financiamentos.
 

Existem 3 grandes dicas para quem está disposto a obter melhores condições em seu empréstimo ou financiamento:

 

 1 – Portabilidade de crédito.

Assim como existe a opção de levar seu dinheiro de um banco para o outro, existe também a portabilidade de crédito. Nenhuma instituição financeira pode se recusar a efetuar a portabilidade de um empréstimo ou financiamento. Porém para que essa portabilidade valha a pena, é preciso pesquisar melhores opções de taxas em outras instituições financeiras.

 

2 – Analise os ‘custos totais’.

Apesar de ganhar mais destaque, não é somente a taxa de juros para empréstimo cobrada que deve ser analisada. Taxas de cadastros, seguros e outros tributos também são considerados custos. Na hora de comparar qual a melhor opção, analise o Custo Efetivo Total (CET). Todas as instituições financeiras são obrigadas a fornecer essa informação desde o ano de 2007, facilitando a comparação de qual a opção mais vantajosa.

 

3 – Cuidado com a ‘venda casada’.

Um juro “camarada” em troca da aquisição de algum outro produto da instituição: desconfie sempre! Por mais que pareça um bom negócio adquirir um título de capitalização, previdência privada ou algum tipo de seguro pessoal, lembre-se que não existe almoço grátis!

Em 20 de dezembro de 2013, o Banco Central do Brasil publicou a Resolução normativa n° 4.292 onde comenta sobre todas as portabilidades de crédito. Você pode consulta-la no link.

.

Taxa de juros para empréstimos por Maiara Klitzke – 19.11.2014

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Nossos artigos