Sua conta
  • 24/06/2014

Você sabe aonde quer chegar?

Início / Vida financeira / Você sabe aonde quer chegar?

planejamento financeiro

Planejamento Financeiro: Você sabe aonde quer chegar?

Ter objetivos bem claros é uma excelente estratégia para a conquista dos sonhos financeiros, quaisquer que sejam eles, como a compra da casa própria, os estudos dos filhos ou a tão almejada independência financeira.

Planejamento financeiro é amplamente estudado, propagado e aplicado nas empresas, mas infelizmente pouco se fala e se estuda de sua aplicação para pessoas e famílias. No entanto, são de grande utilidade para nossas vidas. Ter um plano financeiro pessoal permite que se alcancem os sonhos financeiros de forma mais eficiente e rápida e, neste caso, não é necessário grande conhecimento sobre o tema.

Uma excelente ferramenta do planejamento se resume em traçar objetivos. Para isso, basta refletir e escrever todas as metas que impactam nas finanças. Casais que definem juntos estas metas têm mais sucesso, porque ambos se comprometem a alcança-las.

Depois separe os objetivos a curto, médio, longo prazo e de aposentadoria. De curto prazo são aqueles que podem ser alcançados em até um ano. Médio são os que precisaremos de aproximadamente cinco anos. Já os de longo prazo são aqueles que demandam mais de seis anos.

Separe as aplicações de acordo com os objetivos: para os de menor tempo, convém optar por investimentos mais conservadores como a caderneta de poupança ou outros produtos de renda fixa; para metas mais longas, opte por produtos mais agressivos, que no longo prazo tendem a render mais. Lembre-se de traçar e implementar o plano de aposentadoria, porque quanto antes começar, menor o valor mensal a ser poupado. Além disso, conta-se com a ajuda do tempo para rentabilizar os recursos acumulados.

Ter objetivos nos permite que sejamos os condutores da nossa vida e não meros passageiros que vão onde o condutor desejar nos levar. É decidir como conduzir, se como folhas ao vento ou assumindo as rédeas e escolhendo a nossa estrada.

 

Você sabe aonde quer chegar? por Annalisa Blando Dal Zotto – 24.06.2014

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×