Sua conta
  • 19/05/2015

Educação financeira: o que ensinar aos seus filhos?

Início / Vida financeira / Educação financeira: o que ensinar aos seus filhos?

educação financeira

Educação financeira

São tantas as mudanças que os jovens passam.  Sejam elas comportamentais, físicas e até financeiras, a partir do momento em que param de ser dependentes financeiros dos pais.

Entrar no mundo profissional é muito bom e dá uma maior liberdade e maturidade. Entretanto, o jovem que começa a trabalhar cedo geralmente se deixa levar pela falsa impressão de que pode comprar tudo o que vê pela frente. E no mundo em que vivemos o apelo ao consumo é um tanto alto, não é mesmo?

Grande parte dos adolescentes não vêem importância em discutir sobre dinheiro, finanças ou futuro, uma vez que eles querem apenas viver o presente intensamente: viajar, sair com os amigos, comprar…o que é totalmente normal e positivo.Mas é essencial o auxílio dos pais neste momento, já que educação financeira não é obrigatória nas escolas.

Para que os pais ajudem seus filhos a lidar com o dinheiro, é importante mostrar que gastos desnecessários, sem controle, podem desestruturar não somente o orçamento, mas também o emocional, pois grande parte dessas compras acontecem por impulso e o jovem acaba se arrependendo.

Além de uma boa conversa, pode ser sugerido um controle financeiro, que serve para calcular todas as entradas e saídas, assim ele consegue enxergar a realidade e ver que pode estar gastando mais do que realmente deveria – às vezes as receitas não são compatíveis com o estilo de vida.

Cabe aos pais também apresentar aos seus filhos que se não houver planejamento e organização do dinheiro, uma hora este acaba. O jovem pode inclusive ficar negativo no banco, pagando juros de cheque especial e cartão de crédito altíssimos – que é o caso do Brasil. Ou seja, uma boa educação financeira desde cedo é fundamental!

 

” Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim ele saberá o valor das coisas e não o seu preço.” Max Gehringer

 

criança estudando

.

Educação financeira: o que ensinar aos seus filhos? por Malu Sprícigo – 19.05.2015

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×