O que é transição de carreira e como fazer? Planeje-se

  • 28/07/2016
Página inicial - uso consciente - O que é transição de carreira e como fazer? Planeje-se
transição de carreira

Algumas décadas atrás, permanecer em uma única empresa e seguir a mesma carreira por muito tempo – as vezes até a vida toda – era visto com bons olhos. Porém, hoje impera o dinamismo no mercado de trabalho e as pessoas não costumam permanecer por muito tempo na mesma atividade. Por isso, entenda nesse artigo o que é transição de carreira e como conduzir este processo da melhor maneira.

O que é transição de carreira e para quem se aplica?

Quando planejada, a transição de carreira é um processo que faz parte de uma boa gestão de carreira.  Para dar passos seguros rumo ao sucesso na carreira é preciso que cada escolha faça parte de um plano com objetivos bem definidos. Contudo, a transição de carreira também poderá ocorrer de forma inesperada.

Os casos de transição de carreira são os mais variados. Veja alguns exemplos:

  • A profissão está deixando de existir: a evolução tecnológica faz com que novas profissão surjam e profissões antigas simplesmente desapareçam. Além disso, as vezes uma profissão não é completamente excluída, mas os avanços tecnológicos fazem com que o trabalho a ser realizado no dia a dia seja totalmente diferente e exija novas habilidades.
  • Existe um limite de idade: atletas são um exemplo de profissionais que possuem um limite natural que os impede de seguir na mesma profissão a vida toda. Alguns atletas tornam-se técnicos esportivos, outros empresários.
  • Estresse e a falta de tempo na atual profissão: a falta de tempo com a família e o estresse excessivo comum em algumas profissões podem gerar a vontade de realizar uma transição de carreira.
  • Demissões em massa e crise em determinados setores: mudanças estruturais no mercado, mesmo que momentâneas e motivadas por crises, podem induzir diversos profissionais a terem que se adaptar a novos contextos e vislumbrar novas atividades.

Saiba mais: O que é autossabotagem financeira?

Os mitos da transição de carreira

Diante da situação pouco otimista do mercado ou mesmo por outras questões individuais, muitos profissionais cogitam fazer uma transição de carreira.

No entanto, deixar de exercer uma atividade na qual já se tem experiência e conhecimento para se lançar para outras oportunidades não é algo que acontece da noite pro dia. Diante disso, elencamos alguns mitos da transição de carreira:

  • Várias pessoas podem ver a atitude de fazer uma transição de carreira com desconfiança e descrença, pensando no “desperdício de conhecimento e experiências para atirar no escuro”. Porém, não se deixe desencorajar por quem enxerga sua escolha assim.
  • Outro mito diz que “satisfação não importa, mas sim dinheiro para pagar as contas”. Medir sucesso profissional por remuneração é uma das práticas mais equivocadas. Saiba que é possível aliar segurança financeira à satisfação.
  • Alguns pensam que é preciso muito dinheiro para realizar uma transição de carreira e que isto é uma oportunidade para poucos. No entanto, ter um planejamento financeiro aliado um planejamento da carreira pode tornar este e outros sonhos possíveis. Por isso, poupar dinheiro e ter uma reserva de segurança é a melhor forma de fazer com que a mudança seja feita de forma tranquila.
  • Outro mito trata sobre não saber onde aplicar o dinheiro da reserva de segurança a ser utilizada na transição de carreira. Esse valor deve ser aplicado em produtos com baixíssimo risco e com alta liquidez. O objetivo da reserva não é ter ganhos significativos, mas sim proteger o capital da redução do poder de compra.

Saiba mais: Reserva de emergência: o que é e como montar a sua?

Uma transição de carreira financeiramente saudável

Por fim, é possível sim realizar uma transição de carreira que seja financeiramente saudável, mas é preciso considerar os seguintes aspectos:

  • definir os objetivos e traçar um plano de quanto tempo e de qual valor será necessário ter em mãos para conseguir manter o mesmo padrão de vida;
  • identificar a capacidade de poupança e quanto tempo levará até constituir uma reserva de segurança que contenha valor suficiente para o processo de transição;
  • manter o hábito de poupança e escolher onde investir os recursos da reserva de segurança.

Este artigo mostrou o que é transição de carreira e que pode ser entendida como o processo de redirecionar esforços para outras atividades a partir da insatisfação com a sua atuação profissional. Toda essa jornada exige planejamento e acompanhamento, podendo significar fazer as pazes com você mesmo, profissionalmente e até pessoalmente.

Conteúdos e dicas valiosas de duas craques no assunto: Patrícia Dalpra e Annalisa Blando Dal Zotto, CFP®.

Nossos artigos