O que é Free float?

  • 19/11/2019
Página inicial - capital - O que é Free float?
O que é Free float?

O Free float nada mais é que o percentual de ações de uma empresa que está efetivamente em circulação no mercado. Para chegar nesse número é necessário deduzir do total de ações da empresa aquelas que, por alguma razão, tem a sua negociação restrita.

Como é calculado o Free float?

Existem algumas ações que, por alguma razão, tem restrições na sua negociação.

As ações detidas pelos acionistas controladores e outros insiders são um exemplo.

Ações que a própria companhia detém em tesouraria ou ainda ações que estão em período de lock up também não podem ser negociadas.

No cálculo do Free float, todas essas ações que não tem livre circulação devem ser deduzidas do total, chegando assim no seu percentual. Veja por exemplo, o caso da Petrobrás:

Free float Petrobrás

Do total de ações da Petrobrás, 57,27% estão em livre circulação no mercado, portanto este é o seu índice de Free float.

Qual a importância do Free float?

Esse índice é importante pois é ele que mostra quantas ações estão efetivamente à disposição para negociação pelo público em geral.

Enquanto a capitalização de mercado de uma empresa mede o valor dela multiplicando o número de ações pelo preço da ação, muitos pensam que um número mais preciso do valor de mercado de uma empresa seria obtido multiplicando somente as ações em livre circulação no mercado.

Existe também uma correlação inversa entre o percentual de Free float e a volatilidade de uma ação. Em tese, quanto mais ações uma empresa tiver disponíveis para negociação no mercado, menor será a chance de um número pequeno de ações mexer no preço de mercado da ação.

Em geral, empresas com um alto percentual de float costumam ser chamadas de Corporações. Essas são empresas que, apesar de ter acionistas relevantes, não possuem um controlador e as ações não tem restrição de negociação no mercado.

Esse controle pulverizado, em termos de governança, tende a ser um modelo superior ao caso em que existe um acionista controlador, no entanto isso varia muito de empresa para empresa.

Existe um limite mínimo de Free float?

Não existe um valor regulatório mínimo, no entanto, dependendo do segmento de listagem da ação, pode sim haver um percentual mínimo de ações em Free float, conforme abaixo:

  • 25% do capital social para o Nível 1 e Nível 2;
  • 25% a partir do 7º ano de listagem, para Bovespa Mais e Bovespa Mais Nível 2;
  • 25% ou 15% (se o volume médio diário for maior que R$ 25 milhões) para o Novo Mercado.

Empresas com float alto e baixo

Free float superior a 80% Free float inferior a 30%
Equatorial Energia (99,71%) Eletrobrás (16,29%)
B3 (99,44%) Carrefour Brasil (19,39%)
Embraer (99,39%) Neoenergia (19,71%)
Lojas Renner (98,66%) Banco BTG Pactual (22,27%)
Burger King Brasil (98,49%) Ambev (27,64%)
BR Malls (96,31%) Porto Seguro (29,12%)

Conclusão

O Free float é um indicador em percentual do número de ações livres para negociação no mercado. Um maior percentual de ações tende a diminuir a volatilidade e melhorar as condições de liquidez das ações, além de ser algo positivo no que diz respeito à governança das empresas.

Nossos artigos