Independência Financeira

  • 13/08/2014
Página inicial - uso consciente - Independência Financeira

independência financeira

Independência Financeira: Os caminhos para o futuro

.

É muito comum que adolescentes e jovens adultos não pensem sobre o seu futuro financeiro por acreditarem que ainda há muito tempo até suas aposentadorias. De fato, a independência financeira pode ser planejada aos trinta e poucos anos, porém a data de início do planejamento financeiro visando esse objetivo tem grande influência sobre o quão árduo será o caminho até alcança-lo.

Se um jovem de 20 anos começar a se planejar e poupar hoje visando a sua aposentadoria, o trajeto que ele fará será semelhante a uma rampa: longa, de leve inclinação e não exigirá muito esforço até chegar ao seu objetivo. Uma vez que devido ao grande tempo que este jovem tem até chegar à sua aposentadoria, todo o valor que ele precisa acumular para garantir sua independência será diluído no tempo.

Já uma pessoa de 40 anos que começa hoje a se planejar e poupar para a sua aposentadoria terá um trajeto que exigirá muito mais esforço, semelhante a subir uma escada íngreme e estreita, onde para subir cada degrau ela demandará mais energia. Assim sendo, esta pessoa precisará poupar um valor muito maior por mês devido ao tempo relativamente pequeno / curto para acúmulo de capital.

Quem pode alcançar a independência financeira?

Tanto a pessoa de 20 anos quanto a pessoa de 40 anos podem alcançar a independência financeira se mantiverem disciplina ao seguir o planejamento e tiverem flexibilidade para mudar as estratégias caso necessário. Durante esse processo é importante não confundir esforço com disciplina, já que o esforço está relacionado com a parte da renda que o indivíduo terá que poupar todo mês e a disciplina, com a ação de guardar todo mês, sem levar em consideração o valor.

Definir quanto poupar todo mês e qual o valor necessário para garantir a sua tranquilidade varia conforme cada pessoa e cada família, mas o grande risco a qual todos estão sujeitos é o igual: nós mesmos. Finanças não é um assunto tão complexo quanto física nuclear, mas é muito importante certificar-se que aprendeu o básico: gastar menos do que ganha. Livrar-se das dívidas, formar uma reserva de segurança e poupar de forma disciplinada para o futuro são as dicas mais valiosas para conquistar a independência financeira com tranquilidade.

.

Os caminhos para o futuro por Maiara Cristine Klitzke – 13.09.2014

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Nossos artigos