A importância da gestão patrimonial

  • 29/06/2021
Página inicial - Vida financeira - A importância da gestão patrimonial

Talvez você nunca tenha pensado na importância da gestão patrimonial para a sua vida financeira, mas é por meio dela que você terá um diagnóstico da sua situação atual, além de um estudo completo sobre seus ativos financeiros.

Um bom plano de gestão irá te dar sustentação, melhorar o seu padrão de vida e buscar soluções alinhadas aos seus objetivos e momento de vida.

Para aproveitar todos os benefícios de uma boa gestão patrimonial, é muito importante que você escolha uma gestora de investimentos comprometida e que atue de forma transparente, colocando os seus objetivos e interesses em primeiro lugar.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância da gestão patrimonial e mostrar exemplos de soluções que buscamos para nossos clientes.

A importância da gestão patrimonial

A gestão patrimonial é usada para identificar desarmonias no acúmulo de ativos, ajudar nas decisões sobre as obrigações financeiras e alertar para os pontos críticos, especialmente quando existem riscos envolvidos.

É por meio dela que a pessoa terá sustentação ou melhora do padrão familiar, reduzirá os passivos e tributos e terá o patrimônio e os ativos financeiros alinhados aos objetivos, o que proporciona tranquilidade e organização financeira.

ParMais gestão patrimonial

Aqui na ParMais, trabalhamos para resolver os problemas de cada cliente com transparência e eficiência, prestando atenção nos detalhes e com um contato próximo e humanizado, gerando uma relação de confiança e amizade.

Focamos em construir relacionamentos duradouros, onde o cliente sabe que vamos entendê-lo por completo, com opiniões isentas, baseadas em suas necessidades e sem conflito de interesses.

Realizamos a gestão de patrimônio com base nos objetivos da pessoa, traçando estratégias com visão sistêmica, analisando todos os pontos e considerando todas as questões, otimizando tempo e recursos.

Nossa essência está no planejamento financeiro e buscamos compreender as necessidades e objetivos do cliente com visão holística, ou seja, prestando atenção em todos os aspectos, considerando também a gestão de riscos, seguros, planejamento fiscal e sucessório.

Exemplos práticos

Separamos alguns exemplos do nosso trabalho e como ajudamos os nossos clientes com planejamento financeiro e gestão patrimonial:

Lidar com Burocracias

Nosso cliente vendeu um imóvel em outro Estado e nos responsabilizamos pelas burocracias de transferência do bem. Encontramos o cartório, enviamos a documentação dele e do comprador e em duas semanas, a escritura já estava sendo feita. Neste caso, o cliente ficou satisfeito com a agilidade por se tratar de um imóvel em outro Estado.

Reajuste de aluguéis

O cliente possuía diversos imóveis alugados, mas não se preocupava em reajustar os valores dos aluguéis. Ao contratar os serviços da ParMais, os aluguéis foram reajustados de acordo com os valores praticados pelo mercado, melhorando a renda gerada por eles.

Investimentos de acordo com objetivos

Ao avaliar a carteira de investimentos de um cliente private, percebemos uma alocação exagerada em previdência privada. Ao questionarmos, a justificativa foi que a recomendação era pelo fato de a previdência privada não entrar em inventário. Porém, não havia uma avaliação da necessidade de cobertura por morte e o fato de que o cliente possuía uma seguro para cobrir o inventário também foi ignorado.

Neste caso, pensando apenas no custo do inventário, não era necessário ter uma previdência privada. Mesmo se fosse necessário ter esse tipo de alocação, o valor investido não fazia sentido para os objetivos e momento de vida do cliente.

Assim, recomendamos ele resgatar uma parte da previdência e seguir com outra estratégia.

Opinião isenta

Alguns clientes pedem para ter investimentos em determinados segmentos que eles gostam, como por exemplo, o setor de tecnologia. Se estiver dentro das nossas possibilidades, costumamos atender.

Porém, alguns desses clientes têm investimentos também em outras corretoras e são atendidos por assessores de investimento. Nesses casos, infelizmente, percebemos que a prática de recomendar para o cliente produtos vantajosos para os próprios assessores ainda é muito frequente.

Recentemente, um cliente pediu para que analisássemos algumas propostas, focadas em tecnologia, feitas por seu assessor de investimentos. A recomendação era por um fundo institucional que investia apenas em um ETF – Exchange Traded Funds – ou seja, um fundo totalmente passivo.

Neste caso, por que o assessor não recomendou que o cliente comprasse o ETF diretamente? Provavelmente pelo fato de que, comprando diretamente, não há pagamento de rebate, o que não é tão interessante para o assessor.

Nossa recomendação foi de não alocar no fundo indicado e fizemos a sugestão de um fundo, primeiramente, ativo e que, para a ParMais, não tem conflito de interesses, visto que iremos devolver o rebate recebido.

Conclusão

Mais do que gerir o patrimônio, ajudamos os nossos clientes em diversas questões financeiras, buscando as melhores soluções, sempre alinhados aos objetivos e momento de vida.

Não basta apenas escolher um fundo de investimento ou produto e indicar para o cliente. É preciso sempre pensar no todo, oferecendo muito mais que a indicação de produtos, mas uma gestão de patrimônio completa, avaliando os riscos e buscando as melhores opções para cada caso.

Trabalhamos dessa forma para que você tenha tranquilidade e segurança em relação às suas finanças, facilitando a sua vida em diversos aspectos e fazendo com que você mude a sua relação com o dinheiro.

Entre em contato com nossos especialistas e saiba tudo o que podemos fazer por você!

Nossos artigos