Entenda o que é o Índice Carbono Eficiente – ICO2

  • 05/11/2019
Página inicial - capital - Entenda o que é o Índice Carbono Eficiente – ICO2
Índice Carbono Eficiente – ICO2

A sustentabilidade ambiental é um tema cada vez mais relevante em todos os aspectos da sociedade, inclusive nos investimentos. Diversos investidores, sejam eles pessoas físicas ou institucionais, prestam atenção nessa questão e preferem investir em empresas que atendem a critérios de sustentabilidade.

Justamente para acompanhar esse movimento, as diversas bolsas de valores do mundo criaram índices próprios para acompanhar as empresas que seguem e se preocupam com a sustentabilidade. Um dos índices mais adequados para analisar isso no Brasil é o Índice Carbono Eficiente, ou ICO2, criado pela B3.

Sustentabilidade e investimentos

O desenvolvimento das questões referentes à governança corporativa da empresa ampliou o escopo de atuação das empresas como um todo. No final do século XX, houve uma ampliação do entendimento do que significa a geração de valor das empresas.

O objetivo passou a ser não mais apenas a maximização da riqueza dos seus proprietários, mas também o alcance dos objetivos de todos os seus stakeholders, entre eles os seus clientes, fornecedores, funcionários e a sociedade.

Com o objetivo de otimizar o valor das empresas, a questão socioambiental passou a fazer parte das práticas adicionais. Da mesma forma, o mercado de capitais criou formas de evidenciar e destacar as empresas que adotam posturas responsáveis quanto a essa questão.

Por isso, em 1999 foi criado o primeiro índice de sustentabilidade do mundo, o Dow Jones Sustainability Index (DJSI).

No Brasil, o primeiro índice criado que leva em consideração critérios de sustentabilidade foi o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), em 2005.

Esse índice considera a adoção de melhores práticas nos quesitos ambientais, sociais e de governança. Por sua vez, em 2010, foi criado o Índice Carbono Eficiente (ICO2), que tem uma preocupação específica com a emissão de gases estufa pelas empresas.

O que é o Índice Carbono Eficiente?

O Índice Carbono Eficiente foi criado por um esforço conjunto da B3 e do BNDES. O índice é composto pelas empresas participantes do IBrX-50 e que aceitaram participar da iniciativa adotando práticas transparentes com relação as suas emissões de gases efeito estufa.

Na composição do índice são levados em consideração o grau de eficiência das emissões de gases efeito estufa e o número total de ações em circulação.

A ideia por trás do ICO2 é incentivar as empresas mais negociadas na B3 a aferir, divulgar e monitorar a sua emissão de gases efeito estufa, ajudando assim a fomentar uma economia com menor índice de emissão de carbono e mais sustentável ambientalmente.

O índice serve ainda como um indicador de mercado da performance das empresas que se preocupam com questões relacionadas às mudanças climáticas.

Veja abaixo o gráfico do desempenho do ICO2 em comparação com o Ibovespa:

Retorno acumulado ICO2 x ibovespa

Desde quando foi criado, o ICO2 teve um desempenho de 144,24% contra 66,08% do Ibovespa. Portanto, o investimento nas ações desse índice, nesse período, valeu a pena não apenas de um ponto de vista ambiental, mas também financeiro.

Quais empresas compõem o Índice Carbono Eficiente?

Atualmente 27 empresas compõem o Índice Carbono Eficiente, sendo que duas delas possuem listagem tanto das suas ações ordinárias quanto preferenciais. Confira as empresas que compõem o índice atualmente:

Empresas que compõem o ICO2

Código Ação Part. (%)
ITUB4 ITAU UNIBANCO 16,01
BBDC4 BRADESCO 12,79
B3SA3 B3 9,84
BBAS3 BANCO DO BRASIL 6,91
PETR4 PETROBRAS 6,50
PETR3 PETROBRAS 4,56
BBDC3 BRADESCO 4,31
JBSS3 JBS 3,01
LREN3 LOJAS RENNER 2,93
BRFS3 BRF SA 2,90
VIVT4 TELEF BRASIL 2,86
UGPA4 ULTRAPAR 2,61
SANB11 SANTANDER BR 2,57
CCRO3 CCR SA 2,48
WEGE3 WEG 2,44
LAME4 LOJAS AMERICANAS 2,29
SUZB3 SUZANO S.A. 2,21
PCAR3 P. ACUCAR-CBD 2,00
NATU3 NATURA 1,81
CMIG4 CEMIG 1,63
BRML3 BR MALLS PAR 1,53
MRVE3 MRV 1,31
ITSA4 ITAUSA 1,10
KLBN11 KLABIN S/A 0,89
CIEL3 CIELO 0,71
MULT3 MULTIPLAN 0,66
BRAP4 BRADESPAR 0,63
BRKM5 BRASKEM 0,31
GOLL4 GOL 0,22

Conclusão

O Índice Carbono Eficiente (ICO2) foi criado para ajudar a fomentar e identificar as empresas com menor índice de emissão de carbono e com uma preocupação com a sustentabilidade ambiental. Ele é um indicador interessante para os investidores que valorizam esses critérios e gostam de investir em empresas sustentáveis.

Nossos artigos