Diagnóstico empresarial – Conheça esse serviço

  • 11/04/2018

Diagnóstico empresarial

Donos de negócios, por mais capazes que sejam, invariavelmente se deparam com grandes desafios ao empreender. A experiência e capacidade se refletem no sucesso inicial do negócio, mas ao crescer podem surgir desafios inesperados que estão além da capacidade dos gestores. Em muitos casos o desenvolvimento de produtos ou serviços anda muito bem, mas isso não se reflete no resultado financeiro. Com a intenção de auxiliar nessas questões a Par Mais desenvolveu o seu “Diagnóstico Empresarial” e nesse artigo falaremos sobre como ele pode melhorar o seu negócio.

Etapa 1 – Contato inicial

Uma vez que o gestor do negócio vê a necessidade de realizar um diagnóstico empresarial, inicia-se o primeiro contato com a Par Mais. Neste contato é feito uma triagem, com o preenchimento de um relatório sobre vários aspectos da empresa, como sua estrutura e porte. Essa é uma etapa importante pois é ela que vai determinar se o Diagnóstico Empresarial faz sentido para a empresa.

Após essa triagem o empresário conversa, presencialmente ou, em caso de impossibilidade, à distância, com um especialista em negócios da Par Mais. Neste encontro, o gestor descreve quais as principais questões que gostaria de ver solucionadas.

Etapa 2 – Validação dos dados

Após a assinatura de um termo de confidencialidade, o especialista da Par Mais precisará ter acesso a dados relevantes da empresa. É necessário o acesso às demonstrações contábeis, DRE, fluxo de caixa, entre outras informações. O acesso às ferramentas de controle da empresa, como sistemas e planilhas, também é vital. Além, é claro do acesso a contabilidade para avaliar se a situação financeira da empresa condiz com a sua situação contábil. É feita ainda uma análise da estrutura societária e empresarial do negócio, o que mitiga riscos tributários e jurídicos.

Muitas vezes o gestor não tem plena ciência de questões importantes que precisam ser melhoradas na empresa, que oferecem riscos ao negócio, que podem ser riscos financeiros, tributários, jurídicos ou trabalhistas. Essa análise dos dados e informações da empresa por um especialista externo permite que a empresa seja avaliada de fora, o que ajuda a revelar, ou evidenciar, problemas e questões que o envolvimento nas rotinas diárias do negócio, por vezes, esconde.

Etapa 3 – Elaboração da proposta

A proposta serve para contextualizar a situação da empresa, identificando assim os principais problemas, oportunidades e riscos. Com essa contextualização, a Par Mais vai propor o produto financeiro que seja mais adequado a empresa. Isso pode se dar na forma de uma consultoria financeira, planejamento estratégico financeiro, análise de viabilidade, reestruturação ou valuation.

Na proposta é possível analisar o escopo do projeto através de tópicos. A análise é feita de forma detalhada, especificando as ferramentas que serão utilizadas, o cronograma das entregas do projeto e os ganhos potenciais ao cliente.

Resumindo…

O diagnóstico empresarial é uma ferramenta poderosa para a empresa, pois permite que os principais riscos, problemas e oportunidades sejam mapeados. Com ele é possível estruturar ações que terão reflexo positivo no desempenho da sua empresa. Segundo relatos de clientes que contrataram a Par Mais, a consultoria implementada é algo que se paga devido à melhoria da eficiência da empresa]. Caso tenham dúvidas ou interesse no diagnóstico empresarial, entre em contato com a equipe da Par Mais.

É importante frisar que o serviço de Diagnóstico Empresarial, não tem custo para a empresa, até porque somente após a sua realização é que a Par Mais poderá propor os serviços necessários à empresa.

Confira algumas soluções que implantamos em nossos clientes empresariais.

Para solicitar o um diagnóstico empresarial da sua empresa, clique aqui!

Deixe seu comentário