Uma crise na China afeta os investimentos dos brasileiros?

  • 24/09/2021
Página inicial - Investimentos - Uma crise na China afeta os investimentos dos brasileiros?

Recentemente, a economia mundial ficou em estado de alerta com os riscos da Evergrande – empresa do ramo da construção civil – decretar calote e causar uma crise na China, com potencial para afetar diversos países, inclusive o Brasil.

A gigante chinesa, que é responsável por mais de mil projetos imobiliários no país, vinha de um rápido crescimento graças a captações de recursos de grandes grupos internacionais, o que fez com que a empresa acumulasse uma dívida bilionária.

Com a pandemia, o fluxo de caixa da Evergrande foi bastante prejudicado, fazendo com que a empresa anunciasse que poderia entrar em default caso não conseguisse dinheiro rápido.

Histórico da China

Nas últimas décadas, o país asiático teve um grande crescimento, com incentivos fiscais para uma rápida industrialização, abertura ao mercado internacional e a disponibilidade de mão de obra mais barata em relação a países desenvolvidos.

Essa aceleração da China trouxe mais relevância para a economia do país e possibilitou a integração com mercados internacionais, incluindo o Brasil.

Porém, o mercado chinês vem mostrando mais atenção na distribuição de renda interna e implementação de políticas estatizantes em diversos setores e menos foco em crescimento.

Uma crise na China pode afetar os investimentos dos brasileiros?

A relação do Brasil com a China vem se fortalecendo desde 2009, quando o país asiático se tornou o nosso principal parceiro comercial.

Os principais itens exportados pelo Brasil para o país asiático no ano passado foram a soja e o minério de ferro. Os preços dessas commodities estavam sendo sustentados com o crescimento acelerado da China, portanto, se esses preços caírem, os reflexos na economia brasileira podem ser grandes, principalmente porque o país já está lidando com a crise hídrica e com as recorrentes tensões políticas e fiscais.

Para explicar melhor, criamos esse material exclusivo sobre como uma crise na China pode impactar os investimentos dos brasileiros e quais as principais consequências para a economia. Preencha o formulário e confira!

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

Últimas publicações