Planejamento financeiro pessoal: qual o primeiro passo?

  • 04/05/2015
Página inicial - uso consciente - Planejamento financeiro pessoal: qual o primeiro passo?

Planejamento Financeiro Pessoal

 

O sucesso é muito relativo, para uma pessoa A sucesso pode ser ter muito dinheiro, quanto pra outra B pode ser ter uma vida longa, e por aí vai. Isso não temos como discutir e nem como ensinar. Afinal, não ha fórmula mágica para nada na vida, certo?

Agora, podemos te ajudar com algumas dicas de como chegar lá:

Antes de começar qualquer jornada rumo à algum lugar é preciso conhecer bem os seus objetivos, essa é a essência do Planejamento Financeiro Pessoal.

 

Primeiro passo para seu planejamento financeiro: Você sabe ONDE quer chegar?

Ter objetivos bem claros é uma excelente estratégia para um planejamento financeiro eficiente, buscando a conquista dos sonhos financeiros, quaisquer que sejam eles. Então comece: traçando objetivos. Para isso, basta refletir e escrever todas as metas que impactam nas finanças. Casais que definem juntos estas metas têm mais sucesso, porque ambos se comprometem a alcança-las.

Depois separe os objetivos a curto, médio, longo prazo e de aposentadoria.

Planejamento financeiro

 Separe as aplicações de acordo com os objetivos:

  • Para os de curto e médio prazo: convém optar por investimentos mais conservadores como a caderneta de poupança ou outros produtos de renda fixa;
  • Para metas mais longas, opte por produtos mais agressivos, que no longo prazo tendem a render mais e, caso a rentabilidade seja negativa, terá um prazo maior para recuperar-se.

 

Lembre-se de traçar e implementar o plano de aposentadoria, parte do planejamento financeiro pessoal, porque quanto antes começar, menor o valor mensal a ser poupado. Além disso, conta-se com a ajuda do tempo para rentabilizar os recursos acumulados.

Ter objetivos nos permite que sejamos os condutores da nossa vida e não meros passageiros que vão onde o condutor desejar nos levar. É decidir como conduzir, se como folhas ao vento ou assumindo as rédeas e escolhendo a nossa estrada. 

 

Planejamento financeiro pessoal: qual o primeiro passo? por Equipe Par Mais – 04.05.2015

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Nossos artigos