Cashback: saiba o que é e quais as vantagens

  • 03/03/2020
Página inicial - Vida financeira - Cashback: saiba o que é e quais as vantagens
Cashback: saiba o que é e quais as vantagens

Programas de recompensas nas compras com cartão de crédito não são uma novidade. No final dos anos 80, a American Airlines lançou o seu programa de milhas AAdvantage, que recompensava os seus clientes com milhas que poderiam ser utilizadas para o pagamento de novas viagens. O cashback vem como uma evolução desse tipo de programa, bonificando o consumidor não apenas com milhas ou pontos expiráveis, mas também com dinheiro.

O que é o cashback?

O cashback é uma transação financeira relacionada com cartões de crédito (e em alguns casos também nos cartões de débito) que cresceu em popularidade no mundo nas últimas duas décadas e no Brasil nos últimos anos. Ele é um benefício no qual a operadora do cartão de crédito reembolsa o consumidor com um pequeno percentual do valor gasto com cada compra.

Digamos por exemplo que você faça uma compra de R$1.000,00 com cashback de 2%. Nesse caso, você receberia de volta R$20,00 por essa compra.

Características do cashback

O cashback é uma evolução dos programas de benefícios oferecidos pelas operadoras de cartão de crédito. Os primeiros programas de cashback surgiram nos anos 90, mas eles se tornaram mais populares no século 21, especialmente nos Estados Unidos e no Reino Unido. Nesses locais, quase todas as operadoras oferecem esse benefício como um incentivo para os consumidores antigos gastarem no cartão de crédito com mais frequência e como forma de captação de novos clientes.

Diferentemente de programas de benefícios tradicionais, que permitem a compra apenas de produtos e serviços oferecidos pela operadora do cartão de crédito, o benefício do cashback é feito diretamente em dinheiro. Alguns programas devolvem o dinheiro na conta do cartão de crédito, permitindo o pagamento da própria fatura. Outros oferecem depósito diretamente na conta do consumidor.

As operações de cashback geralmente oferecem um reembolso entre 0,5% e 3,0%, no entanto, isso pode variar bastante em cada transação e alguns estabelecimentos usam o percentual de cashback como um incentivo para consumo no local.

Vantagens do cashback

A vantagem do cashback é bem direta, já que esse tipo de programa permite o reembolso do valor gasto no cartão de crédito. Para o lojista, ele também traz vantagens, já que um percentual maior de cashback funcionaria como uma “promoção”, atraindo mais clientes para o estabelecimento.

Como utilizar o cashback?

Hoje em dia existem vários sites, apps e operadoras de cartão de crédito que oferecem o cashback, entre eles podemos citar a Beblue, Méliuz, Popup, Trigg, Picpay, Ame Digital, entre outras. Depois de escolher o que melhor atende suas necessidades, é importante ter consciência no consumo e verificar se o cashback em si é vantajoso ou não.

Digamos que você vá comprar um tênis em uma loja e haja um cashback de 1% na compra no cartão de crédito. Apesar disso, esse mesmo tênis possui um desconto à vista no débito de 10%. Nesse caso, certamente o desconto vale mais a pena que o cashback. Da mesma forma, se você tiver um cashback em um posto de gasolina, que geralmente não oferece desconto, receber algum valor de volta pode ser a melhor opção. Esses sites e apps costumam mostrar os estabelecimentos que possuem um percentual maior de cashback, o que pode ajudar a escolher caso você esteja em dúvida entre comprar o mesmo produto em duas lojas semelhantes.

Conclusão

O cashback é um programa de recompensas de cartão de crédito que vem ganhando cada vez mais espaço por oferecer recompensas não apenas em milhas ou pontos expiráveis, mas também em dinheiro. Existem vários programas de cashback com diferentes vantagens e é importante ficar atento aos benefícios oferecidos. Verifique sempre se o cashback é a melhor alternativa na hora da compra ou se existem opções mais vantajosas, como por exemplo, desconto no pagamento à vista.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

Últimas publicações