Carta do Gestor: maio/2017

  • 05/05/2017
Página inicial - Carta do Gestor - Carta do Gestor: maio/2017

Atual situação econômica do Brasil

Muito agito no mês de abril, mas muito poucas mudanças de fato. Na verdade, o agito é justamente para que não aconteçam as mudanças. Sejam as mudanças na política, motivadas pelas denúncias e delações – sejam as mudanças das reformas, tão necessárias para ajustar as contas do governo e garantir um futuro melhor economicamente para o Brasil.

Tivemos muita coisa ao longo do mês. Indiciamento de 98 políticos, incluindo ministros governadores e boa parte do congresso. Falando em congresso, uma boa parte dos que não foram indiciados ainda tem medo de que venham a ser. E o que pode se esperar de um congresso que está entre a cruz e a espada? Certamente não são eles os mais indicados para tomar as decisões com o grau de importância como as que estão sendo propostas.

E tem outro embate cada vez mais explícito. Se antes havia um forte problema entre o legislativo e o judiciário, agora são as próprias esferas do judiciário que estão divergindo entre si. Um manda e o outro desmanda, muitas vezes trazendo à tona brigas de egos. Era só o que nos faltava num momento tão crítico como esse!

O fato é que, se por um lado continuamos sendo comandados por um legislativo com tantas falhas éticas e morais, e dependemos deles para o nosso futuro próximo, por outro, a economia vem sendo tratada com muita seriedade pelo ministério da fazenda e banco central. E isso ainda nos garante votos de credibilidade e confiança por parte dos investidores.

17/05/2017  – O Brasil é um exemplo de “RISCO DE MERCADO”. Entenda o que é?

A inflação está de fato controlada e já encostando no centro da meta (acumulado de 12 meses está em 4,57% ao ano) abrindo espaço para a queda consistente dos juros. Com isso as empresas ganham competitividade e fazem a sua parte para a melhora da economia. Só falta nossos ilustres políticos fazerem a deles.

Mas o agito não foi só por aqui. Lá fora voltamos a ver o fantasma das grandes guerras com os EUA colocando suas mangas de fora, começando com numa retaliação à Síria mas ficando sério mesmo quando a Coréia do Norte entrou no páreo.

Na França a preocupação é política. As eleições levaram para o segundo turno dois candidatos com posições antagônicas. A preocupação é com a candidata Marine Le Pen que tem entre seus pilares de campanha a saída da França da Zona do Euro. Entretanto, apesar de terem votações parecidas no primeiro turno, as pesquisas sinalizam a vitória de seu rival Emanuel Macron.

No mês de maio muita coisa está por vir, passando pelo interrogatório de Lula e fechando o mês com mais uma reunião do Copom, onde se espera mais um corte de 1% na SELIC.

Continuamos com muita cautela, mas já pensando nas oportunidades que os momentos agitados trazem aos investimentos!

Alexandre Amorim, CGA, CFP®.


Receba uma atualização mensal da atual situação econômica do Brasil!

[contact-form-7 id=”11711″ title=”Atualização Carta do Gestor”]

Nossos artigos