Carta do Gestor: junho/2016

  • 05/06/2016
Página inicial - Carta do Gestor - Carta do Gestor: junho/2016

atual situação econômica do Brasil

Atual situação econômica do Brasil: brasileiros são obrigados a trabalhar 5 meses só para pagar impostos

A partir de junho o brasileiro pode começar a usufruir dos frutos do seu trabalho. Isto porque, até agora, todo o trabalho foi destinado ao pagamento de impostos!

Isso mesmo, todas as manhãs acordando cedo, o tempo nas filas e nos ônibus, a distância dos filhos, da casa e do lazer, tudo isso para pagar uma das cargas tributárias mais caras do mundo. O levantamento é do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) e leva em consideração todos os impostos, taxas e contribuições federais, estaduais e municipais. Essa é a atual situação econômica do Brasil.

Com isso, a carga tributária do brasileiro deve fechar o ano representando 41,80% de toda sua renda, um valor muito próximo a países como Finlândia, Noruega e Dinamarca. Mas as coincidências ficam por aí, já que o retorno dos impostos à população naqueles países não se compara com a nossa.

Por conta da atual situação econômica do Brasil, o valor do imposto pago já ultrapassa os R$ 850 bilhões! É difícil de imaginar esse número, mas é o mesmo que dizer que cada um dos brasileiros tivesse pago mais de R$ 4.000,00 de impostos! Ou seja, a maior despesa de todo brasileiro é com impostos! Se paga de impostos muito mais do que se gasta com qualquer outra coisa que nos traga satisfação.

A conta ficaria ainda pior se levássemos em conta que, por causa do péssimo retorno que temos em relação aos impostos pagos, ainda temos que gastar com itens que deveriam ser obrigação do estado com educação, segurança, saúde, etc.

E pior ainda, o Brasil está literalmente quebrado. Além de tudo que se arrecada, o governo entrou consistentemente no ‘cheque especial’ nos últimos anos, aumentando sua dívida de forma estratosférica. Por conta disso, não é de se duvidar que seja preciso aumentar ainda mais a carga tributária para pagar a conta.

O único ponto positivo é que, por conta de uma investigação de rotina, a Polícia Federal acabou deflagrando uma das maiores investigações contra corrupção já vistas no mundo (também pudera, com tanto imposto pago e com tão pouco em troca, esse dinheiro tinha que ir pra algum lugar). Essa investigação já levou para a cadeia uma grande quantidade de pessoas que até então eram ‘intocáveis’, como grandes empresários e políticos de todos os escalões.

Por conta disso, é provável que em alguns anos possamos ver um Brasil melhor, com melhor utilização dos recursos públicos, menos corrupção e maior qualidade de vida. Assim esperamos e por isso estamos mais do que apenas torcendo, estamos vigilantes!


Receba uma atualização mensal da atual situação econômica do Brasil!

[contact-form-7 id=”11711″ title=”Atualização Carta do Gestor”]

Nossos artigos