Bancos de investimento: como surgiram e como funcionam

  • 12/12/2018
Página inicial - capital - Bancos de investimento: como surgiram e como funcionam
bancos de investimento

Os bancos de investimento são intermediários financeiros que prestam diversos serviços envolvidos com o mercado de capitais. Especializados em transações financeiras complexas como emissão de ativos financeiros, fusões, aquisições, corretagem, administração de recursos, custódia, entre outras atividades.

Diferentemente dos bancos comerciais, eles não possuem contas correntes e não aceitam depósitos à vista, que são aqueles depósitos que ficam à disposição para saque quando o correntista desejar. A captação de recursos em um banco de investimento acontece com depósitos a prazo, permitindo assim que os recursos captados sejam investidos com um prazo mais longo. Apesar disso, com a evolução desse mercado no Brasil a grande maioria das instituições financeiras locais são bancos múltiplos, ou seja, prestam os serviços tanto de banco comercial quanto de banco de investimentos.

A história dos bancos de investimento

Os bancos de investimento, com o seu intuito de financiar as necessidades de capital de longo prazo de certos empreendimentos, tem a sua origem com as rotas comerciais na era medieval. Em quase todos os países desenvolvidos os bancos de investimento emergiram de raízes mercantis e alguns inclusive levam essa denominação até hoje em dia.

Em 1929, depois da crise da Bolsa de Nova York, foi passada uma lei que determinou que as instituições financeiras deveriam separar as atividades de banco comercial dos bancos de investimento, nascendo assim essa denominação específica. Em 1999 essa lei que determina a separação deixou de valer, mas ela foi um marco regulatório muito importante para esse segmento.

Atividades de um banco de investimento

Os bancos de investimento oferecem uma gama extensa de serviços, mas eles geralmente são agrupados em 3 grandes categorias de acordo com as suas características:

  • A primeira dela é a parte de finanças corporativas, que é o lado que estrutura produtos e serviços que resultam em ativos financeiros.
  • A segunda é a parte de Sales & Trading, que atende as necessidades de grandes investidores no que diz respeito às atividades relacionadas à compra e venda de ativos financeiros.
  • O terceiro segmento é o de pesquisa, que realiza análises que dão suporte às outras.

Finanças corporativas

Esse segmento do banco de investimentos é responsável pela estruturação de certas operações para captação de recursos no mercado financeiro. A captação de recursos pode ser tanto para o próprio banco, como através da emissão de CDBs e outros títulos bancários, quanto para outras empresas, seja através de IPOs, emissão de debêntures ou outros ativos financeiros.

Outra parte importantíssima dessa atividade são as operações de fusões e aquisições. São os bancos de investimento que auxiliam e aconselham as empresas quanto aos detalhes desse tipo de processo, realizando estudos e ajudando na negociação dos valores.

Sales & Trading

Esse segmento do banco de investimento é o responsável pela compra e venda de ativos financeiros diretamente. Isso engloba as atividades de tesouraria, corretagem, administração de fundos de investimento, gestão de recursos, entre outras, que dizem respeito à negociação de ativos.

Pesquisa

A área de pesquisa é responsável pela elaboração de estudos e análises diversas, desde o cenário macroeconômico até avaliação de uma emissão específica de certo ativo financeiro. Diferentemente das outras áreas, que são fontes de renda para o banco de investimento, a área de pesquisa é uma área cujo intuito principal é dar suporte de informações principalmente para área de Sales & Trading e para clientes, funcionando inclusive para aumentar a exposição do banco e estimular negociações que eventualmente gerarão receita para o banco.

Conclusão

Os bancos de investimento têm um papel importantíssimo na economia global, estruturando as operações dos mercados de capitais e permitindo que haja a negociação desses ativos. Com atividades distintas dos bancos comerciais, apesar que no Brasil as instituições financeiras prestam ambos os serviços, caracterizando-se como bancos múltiplos.

Onde você está, aonde quer chegar?
Nossa função é tornar sua jornada mais rápida e mais rentável. Escolhemos com você os investimentos que precisa, alinhados às suas necessidades. Clique aqui.

Nossos artigos