7 dicas financeiras para o verão

  • 08/12/2015
Página inicial - uso consciente - 7 dicas financeiras para o verão

Par Mais Blog - dicas financeiras

Junto com a estação mais quente do ano e a favorita de muitos, chegam também diversos eventos que podem levar nossas contas para o vermelho, como as compras de Natal, Reveillon, férias, Carnaval, entre outras. Tudo isso acontece em menos de 60 dias e deixa muitas família enroladas por diversos meses, por isso que organização e planejamento são essenciais para aproveitar o período sem apertos e feliz!

Abaixo algumas dicas financeiras fundamentais para passar um verão mais light, sem estresse e com dinheiro no bolso:

 

Dica Financeira 1: Planeje o seu 13° salário

Cuidado para não gastar todo o seu 13º em dezembro, já que em janeiro você terá gastos extras e esse dinheiro vai ser necessário! Nesta época do ano, as despesas com lazer normalmente aumentam e as faturas dos cartões de crédito vão chegar com as contas de fim de ano. Vale lembrar que a primeira parcela do 13º é maior e que somente na segunda serão deduzidos os impostos.

.

Dica Financeira 2 – Estabeleça limites para os presentes de Natal

Faça uma lista de pessoas que você deseja presentear e ao lado determine um valor máximo para cada um deles. No dia das compras, siga a lista e teto fixado de preços. Assim você reflete antes e evita compras por impulso.

.

Dica Financeira 3 – Programe-se para as festas de Natal e Reveillon

Se você deseja realizar uma festa em casa, atenha-se ao orçamento! Para isso, pense primeiro na lista de convidados, após, fixe um valor máximo para gastar na sua festa. É importante listar também todas as despesas que você vai ter com decoração, bebidas… Pesquise preços e determine um valor máximo para cada item!

.

Dica Financeira 4 – Não esqueça das contas que chegam no início do ano

A maioria das cidades oferecem descontos para quem paga à vista o IPTU, o que representa uma ótima economia. Alguns chegam a mais de 10%!

.

Dica Financeira 5 – Tire férias que cabem no seu bolso

Durante as férias o que mais queremos é relaxar… Então viva dentro da sua realidade e aproveite essa fase da melhor forma possível, sem que haja estresse futuramente com gastos elevados ou parcelas de cartão que nunca acabam!

.

Dica Financeira 6 – Presenteie-se

E isso não significa “gaste sem culpa, você merece”! Guarde parte do seu 13º para começar uma reserva de segurança, para usar em casos excepcionais como desemprego, problemas de saúde e outros imprevistos que existem. Ter essa reserva significa segurança, tranquilidade e liberdade!

.

Dica Financeira 7 – Trace metas

Como 2016 está chegando, o momento é excelente para planejar o futuro. Trace objetivos de curto, médio e longo prazo, uma vez que sabendo onde você quer chegar, fica mais fácil escolher a estrada certa!

 

Aproveite que 2016 está chegando e inicie o ano apontando todos os seus gastos e despesas. Assim você vai saber certinho pra onde foi o seu dinheiro. Baixe a nossa planilha e veja que ter controle sobre o seu dinheiro é o primeiro passo para uma vida financeira saudável.

 

 

Artigos relacionados:

– 2016 no azul: 4 passos super práticos para ter controle de despesas. Clique aqui.

– Diga adeus aos velhos hábitos com relação ao uso do dinheiro. Clique aqui.

– 7 passos para colocar em dia o controle de gastos da sua família. Clique aqui.

 

 

Par Mais – 08.12.2015

A Par Mais Empoderamento Financeiro tem um propósito claro: fazer com que as pessoas mudem sua relação com o dinheiro para alcançar a liberdade e serem mais felizes. Os especialistas da Par Mais desenvolveram um método que visa tornar qualquer pessoa capacitada a ter o controle das suas finanças. Conheça os nossos serviços. Clique aqui.

Nossos artigos