2016 no azul: 4 passos super práticos para ter controle de despesas ano que vem

  • 07/12/2015
Página inicial - uso consciente - 2016 no azul: 4 passos super práticos para ter controle de despesas ano que vem

Par Mais Blog - controle de despesas

 

O final do ano está chegando e junto com ele vem o verão, praia, piscina, viagens e as datas comemorativas como Natal e Ano Novo. É época de receber a família em casa, ver aquele primo ou prima que você não vê há anos, e até mesmo de aturar a sogra! Mas nem isso pode te abalar, o sentimento é de felicidade e nada pode estragar.

No meio de tanta empolgação, talvez tenha algo no qual você não tenha pensado, e que se não for dado a devida atenção, poderá atrapalhar seus planos para o ano que está por vir: criar um controle de despesas eficiente para 2016!

Muitas pessoas não se dão conta da importância em planejar suas despesas e criar um orçamento, não existe época melhor para isso do que o início de um ano novo, não é verdade?! Época em que são feitos planos e sonhos, que para se realizarem não basta apenas pular as setes ondinhas na beira do mar, tem que ter também a disciplina financeira para alcança-los.

 

Aqui vão algumas dicas que te ajudarão a ter com controle de despesas eficiente em 2016:

 

1 – Crie um orçamento e inicie o seu controle de despesas.

Sentar com seu parceiro(a) para discutir o orçamento do ano é uma boa forma para que os dois estejam cientes e empenhados a atingir a meta estipulada, levante os valores que você deverá gastar com sua casa (condomínio, luz, empregadas), lazer (cinema, festas, jantares, passeios), roupas, saúde (farmácia, plano de saúde, consulta médicas) e educação, sugeri alguns itens principais, mas você poderá dividi-los conforme sua estrutura de gastos.

2 – Controle de despesas

Você faz algum controle das suas despesas ao longo do ano? Quem sabe essa é a hora de começar! Caso possua habilidade para utilizar Excel, criar planilhas é uma ótima opção, a vantagem é a praticidade nos lançamentos, demandará pouco tempo. Para te ajudar neste item, a Par Mais elaborou uma planilha muito simples. Clique no link e comece em 2016 sabendo o que gasta e o que ganha. Clique aqui.

3 – Atenção com as despesas do início do ano. Ter o controle de despesas nas suas mãos, faz a maior diferença.

No começo do ano existem gastos que podem atrapalhar as despesas da família, com a falta de planejamento acabam passando grandes oportunidades de desconto, o IPTU é um exemplo, em certas cidades o pagamento à vista pode chegar até 20% de desconto! O IPVA é outro exemplo claro dessa situação. Outra despesa imprescindível é a escola dos filhos, todo ano é a mesma história, aquela fortuna na matrícula, e principalmente no material didático! Uma boa dica nesse caso: procure algum amigo ou irmão de amigo do seu filho que esteja no ano superior, assim você poderá utilizar o material dele ou pelo menos comprar com grande desconto.

4 – Cuidado com as despesas eventuais

Consideramos despesas eventuais todos os gastos que tenham um peso significativo no orçamento da família, como por exemplo, uma viagem no final do ano, uma reforma na sua casa ou uma grande festa de aniversário para sua filha de 15 anos. Geralmente é nesses gastos em que a família pode perder o seu controle de despesas, por não serem programadas (ou mal programadas), o valor pode extrapolar o orçamento que foi sinalizado no item 1 podendo levar a família a se endividar. Sabendo que existirá essa despesa, separe um valor no orçamento para assumir esse pagamento que você sabe que acontecerá.

 

Viu! Ter um controle de despesas não e tão complicado assim!

Fazer o controle de suas despesas pode parecer chato e tedioso mas é totalmente necessário, sei que existem infinitas coisas melhores para se fazer quando você está na sua casa de praia dando aquela relaxada depois do almoço, suas férias servem para descansar e serem bem aproveitadas, mas se você não cuidar direito de suas finanças, quem garante que no ano seguinte você terá essa tranquilidade nas férias novamente?

 

Você se interessou por este assunto? Confira outros artigos relacionados:

Controle financeiro pessoal: 5 dicas para montar o seu. Clique aqui.

Controle financeiro: o problema das despesas eventuais. Clique aqui.

 

Par Mais – 07.12.2015

A Par Mais Empoderamento Financeiro tem um propósito claro: fazer com que as pessoas mudem sua relação com o dinheiro para alcançar a liberdade e serem mais felizes. Os especialistas da Par Mais desenvolveram um método que visa tornar qualquer pessoa capacitada a ter o controle das suas finanças. Conheça os nossos serviços. Clique aqui.

Nossos artigos