A importância de ter uma visão holística dos investimentos

  • 11/04/2019
Página inicial - capital - A importância de ter uma visão holística dos investimentos
visao holistica nos investimentos

Ao investir, além de ter um bom entendimento das alternativas e produtos de investimento disponíveis para aplicação, é fundamental também saber qual é o objetivo do investimento, qual é o momento de vida, capacidade financeira e patrimonial do investidor, e não somente do perfil de risco tradicional. Na visão holística em investimentos o investidor está acima do produto.

BIO FINANCEIRA
TECNOLOGIA EXCLUSIVA DA PAR MAIS – VISÃO HOLÍSTICA, NA PRÁTICA

Analisando todas essas questões temos a visão holística do investidor. Com esse olhar deve-se montar sua carteira de investimentos balanceando a liquidez, meta de rentabilidade, risco/volatilidade, entre outras questões.

Perfil de risco e Suitability

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) determina que consultores e distribuidores de ativos financeiros (como por exemplo as corretoras) avaliem o perfil de risco de cada um dos seus futuros investidores. O objetivo é verificar se o produto oferecido é adequado e compatível com o perfil do investidor e se o investidor compreende os riscos relacionados.

Para avaliar essa questão, os agentes do mercado de capitais aplicam um formulário de suitability junto aos seus clientes. O preenchimento costuma classificar o cliente em perfis que vão do conservador ao arrojado. Através do preenchimento deste formulário é possível estabelecer o nível de tolerância a risco do cliente com uma maior precisão, o que por sua vez permite que a corretora analise e ofereça produtos adequados ao perfil de risco do cliente.

Na nossa visão, outros fatores que devem ser analisados

Apesar de ser importante, essa análise do perfil de risco e suitability realizada pelas corretoras muitas vezes é insuficiente para ter uma visão holística nos investimentos. Existem fatores que vão além da propensão a risco e fatores psicológicos do indivíduo. Entre outras questões que devem ser levadas em consideração, podemos citar a estabilidade do emprego, a situação familiar, número de dependentes e a capacidade financeira e patrimonial.

A Par Mais possui uma metodologia própria para avaliar todas essas questões, chamada de BIO Financeira. Com a BIO Financeira você pode colocar em prática o conceito de visão holística nos investimentos, analisando não apenas o perfil do investidor, mas também o seu momento de vida, capacidade financeira e patrimonial.

Conclusão

Ter uma visão holística nos investimentos é essencial para alcançar os seus objetivos da melhor maneira possível. Isso significa conhecer os investimentos disponíveis, o seu perfil de risco e outras particularidades do seu momento de vida. A BIO Financeira da Par Mais permite que você analise esses diferentes aspectos de maneira ágil. Para essas e outras dúvidas relacionadas, entre em contato com a Par Mais.


Onde você está, aonde quer chegar?
Nossa função é tornar sua jornada mais rápida e mais rentável. Escolhemos com você os investimentos que precisa, alinhados às suas necessidades. Clique aqui.

Nossos artigos