Transparência é a palavra de ordem do momento

  • 27/08/2015
Página inicial - social - Transparência é a palavra de ordem do momento

Par Mais Blog - Os cuidados de resgatar a previdência

Transparência é a palavra de ordem do momento

O brasileiro não é mais o mesmo – e talvez essa seja a melhor constatação que se pode fazer a partir das recentes manifestações contra a corrupção. Ao tomar consciência de seus direitos, ainda que em ritmo mais lento do que seria o ideal, a população deixa de ver as autoridades como pessoas intocáveis, que podem agir como bem quiserem e manter sob o tapete aquilo que consideram importante deixar longe da vista dos cidadãos.

O brasileiro finalmente parece estar concordando com a célebre frase dita no início do século passado pelo juiz americano Louis Brandeis: “A luz do sol é o melhor dos desinfetantes”. As ruas exigem transparência.

O mais interessante é que essa exigência não está restrita às atividades dos políticos. O brasileiro quer também que as empresas sejam mais abertas. O espaço para os asteriscos que camuflam “pegadinhas” ou para as letras miúdas, escritas para serem ignoradas, está diminuindo. As empresas, mesmo as corporações gigantescas, com faturamento bilionário e milhares de empregados, estão constantemente sob supervisão dos clientes – e qualquer um deles pode usar as ferramentas que têm à mão, como um simples celular, para manifestar sua contrariedade quando se sente enganado.

O caminho a seguir parece bastante bem definido. O consumidor quer produtos que garantam a ele benefícios concretos – que melhorem sua vida ou, no mínimo, cumpram efetivamente a tarefa para a qual foram adquiridos. Ninguém mais aceita calado as informações escondidas, as taxas que “aparecem” depois do negócio fechado.

O mercado financeiro já foi pródigo nesse tipo de armadilha. A mudança está ocorrendo, mas também mais lentamente do que seria o ideal. A Par Mais acredita na transformação dessa realidade e, mais que isso, quer estimular esse movimento. O caminho mais curto a seguir passa pela educação financeira. O brasileiro precisa ter mais acesso a informações sobre o assunto; entender o que são juros, taxas de administração, spread e outros conceitos que muitos dizem “preferir nem conhecer”. O conhecimento é como a “luz do sol” citada por Brandeis. O cidadão bem informado será capaz de encontrar as melhores opções de produtos financeiros e fugir das arapucas.

Acesse nossos canais de comunicação aqui e aqui e veja como é importante conhecer cada vez mais o mercado financeiro e pensar sobre o Planejamento Financeiro Pessoal para progredir e construir um futuro com mais tranqüilidade.

.

Transparência é a palavra de ordem do momento por Annalisa Blando Dal Zotto – 27.08.2015

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Nossos artigos