Teoria do Prospecto e Renan Dal Zotto

  • 25/10/2017

Teoria do Prospecto e Renan Dal Zotto

Você alguma vez já sentiu que deu mais importância a algo negativo acontecendo na sua vida do que às coisas positivas? Existe uma explicação para isso!

Kahneman, que ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 2002, e Tversky explicaram esse fenômeno na sua Teoria do Prospecto. Renan Dal Zotto percebeu isso no decorrer da sua vida e fez uma planilha onde você poderá visualizar seus momentos de vida positivos e negativos e refletir se está ou não agindo como a Teoria do Prospecto.

A teoria econômica em geral considera as pessoas como seres extremamente racionais, mas o que Kahneman e Tversky observaram na prática é que uma pessoa sente quase 2.5 vezes mais intensamente as suas perdas do que os seus ganhos.

Na prática isso significa que, seja nos investimentos ou na sua vida pessoal, a maioria das pessoas vai se remoer, lembrar e sentir muito mais fortemente as perdas inevitáveis que ocorrem do que os seus ganhos, mesmo se eles forem maiores que as perdas.

Isso faz com que as pessoas não aceitem certos riscos e percam ótimas oportunidades em suas vidas. Empresários e empreendedores bem-sucedidos em geral tendem a ser pessoas com uma melhor percepção da racionalidade por trás dessa questão, correndo os riscos necessários e muitas vezes perdendo, mas com a consciência de que no longo prazo o que importa não é nunca errar, mas sim ter mais acertos do que erros.

Com o intuito de ajudá-los a ver mais claramente essa questão, Renan Dal Zotto e os especialistas da Par Mais desenvolveram a planilha “Momentos de vida”. Registrando os momentos na planilha é possível ver a importância dada a cada evento. A recomendação de Renan é analisar os resultados e rever se o grau de intensidade deles estão da maneira que você acha ideal. Essa reflexão pode ajudá-lo a julgar melhor a importância dos resultados, nos investimentos ou na sua vida pessoal, e mudar a maneira de encarar os altos e baixos.

Acesse a planilha aqui

Resumo
Teoria do Prospecto e Renan Dal Zotto
Nome do artigo
Teoria do Prospecto e Renan Dal Zotto
Descrição
Você já deu mais importância a fatos negativos na sua vida do que aos positivos? Veja a planilha da Teoria do Prospecto de Renan Dal Zotto!
Autor
Nome do editor
Par Mais

Deixe um comentário