Qual o perfil do investidor brasileiro na bolsa?

  • 06/03/2020
Página inicial - Investimentos - Qual o perfil do investidor brasileiro na bolsa?
Qual o perfil do investidor brasileiro na bolsa?

2019 foi um ano recorde para a adesão de pessoas físicas na bolsa de valores no Brasil, chegando a 1.830.745 investidores. A queda da taxa de juros para os níveis mínimos históricos e o aumento do interesse por educação financeira são dois fatores que influenciaram essa questão. Levando isso em consideração, realizamos um breve estudo sobre o perfil do investidor brasileiro na bolsa, usando como base os dados divulgados pela B3 referentes a janeiro de 2020.

Perfil do investidor por sexo

Na comparação por sexo, os homens dominam a participação na B3, tendo mais de ¾ dos CPFs cadastrados na Bolsa, conforme pode ser observado no gráfico abaixo. Analisando por patrimônio investido a proporção se mantém, com os homens representando 76,40% e as mulheres 23,60% do patrimônio investido na bolsa.

Gráfico: sexo dos investidores na bolsa

Essa relação, no entanto, já foi muito mais desigual, conforme pode ser observado no gráfico abaixo. Em 2002 as mulheres representavam apenas 17,63% dos CPFs na bolsa. Entre os anos de 2011 e 2013 elas ultrapassaram os 25%, porém, de lá pra cá, a proporção de mulheres regrediu.

Gráfico: sexo dos investidores na bolsa ano a ano

Perfil do investidor por faixa etária

No que diz respeito à faixa etária, quanto maior a idade, maior o número de investidores e o patrimônio investido. O comportamento faz sentido, tendo em vista que no início da vida laboral os salários tendem a ser mais baixos e a capacidade de poupar e investir é menor.

Gráfico: faixa etária dos investidores na bolsa

Perfil do investidor por estado

A análise por estado permite verificar que São Paulo domina a alocação das pessoas físicas na B3 por patrimônio, com praticamente metade do patrimônio total investido. Ele é seguido por Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os 17 estados que não estão no gráfico, somados, representam menos de 5%. Com esse gráfico, é possível perceber como os investidores da bolsa de valores no Brasil estão concentrados primeiramente no Sudeste e depois no Sul. Outros estados, por mais populosos que sejam, possuem um percentual pequeno de pessoas investindo na bolsa de valores.

Gráfico: investidores na bolsa por estado

Conclusão

O quadro de investidores pessoa física, no geral, é bastante concentrado. Os homens representam mais de ¾ dos investidores. Quanto à idade, a faixa etária maior de 66 anos tem mais de 40% dos investidores. Na divisão por estado, São Paulo representa quase metade do patrimônio investido por pessoas físicas no país.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 2

       
  1. Publiquem um perfil mais útil, por exemplo: Tipos de aplicações mais seguras e rentáveis nos últimos anos.

    1. Roberto, boa tarde!
      Cada investimento possui suas características específicas e antes de escolher um ativo, você deve saber se esse tipo de investimento é o mais adequado para o seu momento de vida, perfil psicológico, capacidade e objetivos financeiros.
      Além disso, com as oscilações do mercado, os investidores estão tendo que ficar muito mais atentos, buscar boas oportunidades e alinhar a carteira de investimentos para que ela tenha o retorno desejado. Ou seja, você deve avaliar constantemente se o seu dinheiro está rendendo o esperado.
      Sucesso!

Últimas publicações