Sua conta
  • 04/10/2019

Livro do mês: out/2019 – História da riqueza no Brasil: cinco séculos de pessoas, costumes e governos

Início / Livro do mês / Livro do mês: out/2019 – História da riqueza no Brasil: cinco séculos de pessoas, costumes e governos

Por Jorge caldeira

Sou adepto do pensamento que conhecer a história é fundamental para entendermos o presente e para prever o futuro. Portanto, depois de “130 anos – Em busca da República’, nada melhor do que ir um pouco mais longe na história econômica brasileira.

E este livro é especialmente interessante pela forma utilizada para reavaliar nossa história econômica. O autor, Jorge Caldeira, utilizou ferramentas de antropologia e de econometria para rever dados e chegar algumas conclusões um pouco diferentes (as vezes muito diferentes) da abordagem tradicional, nos trazendo visões diferentes de vários momentos econômicos do Brasil.

Todos aprendemos que, no Brasil colônia, toda a riqueza produzida era transferida para Portugal. Com forte embasamento e grande número de evidências, o livro nos mostra que a economia Brasileira nesse período era extremamente e ativa, internamente. Inclusive, era bem maior do que a própria economia de Portugal.

Passa ainda por pontos interessantes, como as constituições de estruturas familiares utilizadas para firmar as uniões (que de fato eram acordos comerciais) entre nobres portugueses e índias brasileiras – quebrando, inclusive, rígidos princípios religiosos portugueses, em especial, a monogamia.

Também mostra momentos onde o Brasil ficou para trás do crescimento de outros países (como os Estados Unidos), avaliando causa e consequências.

O livro é uma ótima fonte de informação, não só para entender nossa economia como nossa própria história. Com linguagem simples e riqueza de detalhes, é uma viagem muito interessante ao nosso passado.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×