Sou adepto do pensamento que conhecer a história é fundamental para entendermos o presente e para prever o futuro. Portanto, depois de “130 anos – Em busca da República’, nada melhor do que ir um pouco mais longe na história econômica brasileira.
E este livro é especialmente interessante pela forma utilizada para reavaliar nossa história econômica. O autor, Jorge Caldeira, utilizou ferramentas de antropologia e de econometria para rever dados e chegar algumas conclusões um pouco diferentes (as vezes muito diferentes) da abordagem tradicional, nos trazendo visões diferentes de vários momentos econômicos do Brasil.
Todos aprendemos que, no Brasil colônia, toda a riqueza produzida era transferida para Portugal. Com forte embasamento e grande número de evidências, o livro nos mostra que a economia Brasileira nesse período era extremamente e ativa, internamente. Inclusive, era bem maior do que a própria economia de Portugal.
Passa ainda por pontos interessantes, como as constituições de estruturas familiares utilizadas para firmar as uniões (que de fato eram acordos comerciais) entre nobres portugueses e índias brasileiras – quebrando, inclusive, rígidos princípios religiosos portugueses, em especial, a monogamia.
Também mostra momentos onde o Brasil ficou para trás do crescimento de outros países (como os Estados Unidos), avaliando causa e consequências.
O livro é uma ótima fonte de informação, não só para entender nossa economia como nossa própria história. Com linguagem simples e riqueza de detalhes, é uma viagem muito interessante ao nosso passado.
ASSINE GRATUITAMENTE
MANUAIS DA NOSSA GESTÃO DE INVESTIMENTOS
SÃO PAULO - SP
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2092 - 15° andar, conj. 152
Jardim Paulistano
CEP: 01451-905
Tel.: +55 (11) 98641.2069
FLORIANÓPOLIS - SC
Av. Rio Branco, 380 - 3º andar
Centro
CEP: 88015-200