Noruega: riqueza demais pode ser um problema

  • 16/07/2015
Página inicial - uso consciente - Noruega: riqueza demais pode ser um problema

noruega

Noruega: riqueza demais pode ser um problema

A riqueza na Noruega não é tão evidente quanto nas paisagens extravagantes de Beverly Hills ou Dubai, mas sinais de opulência podem ser notados por todas as partes. No centro da cidade de Oslo, as pessoas dirigem carros esportivos, o porto está cheio de belos barcos particulares, ter uma segunda casa nas montanhas ou na costa é algo relativamente comum.

O dinheiro do país se deve principalmente ao fundo petrolífero nacional, hoje em 800 bilhões de euros, estabelecido por lei para apoiar a gestão de longo prazo sobre as receitas da commodity. Ele funciona, segundo o governo, como investimento nas gerações futuras – o país tem, por exemplo, a maior bolsa previdenciária do mundo.

Porém o fato de possuírem uma certa estabilidade financeira, com a ajuda do governo, parece que os Noruegueses adquiriram uma certa “preguiça” de se preocupar com as finanças. Como aquele dinheiro cai na conta todo mês, não sentem a necessidade de se organizar, investir ou guardar qualquer dinheiro. 

O endividamento pessoal é mais alto na Noruega do que em qualquer outro país da Europa.

“Nós estamos entre os países mais ricos do mundo, e eu acho que a riqueza nos tornou um pouco preguiçosos. Nós, noruegueses, precisamos aprender com outros países europeus. Eles fazem escolhas melhores, fazem orçamentos – então nós aqui no banco decidimos recrutar famílias de outros países para nos ajudar a ensinar nossas crianças a controlar as suas economias”, explica o economista do maior banco da Noruega, Trond Bentestuen.

Um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estima que 30% das famílias da Noruega estão perigosamente endividadas – a média europeia é de 9,5%.

Confira agora a matéria na íntegra!

Fonte: Terra

.

Noruega: riqueza demais pode ser um problema por Giovanna Busato – 16.07.2015

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Nossos artigos