Margem de lucro: sua empresa está gerando o lucro esperado?

  • 21/09/2017
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Margem de lucro

O mundo dos negócios tem mudado muito nos últimos anos. Novos concorrentes a todo instante, crises inacabáveis que podem levar o empreendedor à falência de um ano para o outro, instabilidade nas vendas, lucratividade, margem disso, margem daquilo, termos que acabam confundindo a cabeça do empreendedor que está cada vez mais preocupado com o sucesso de seu negócio. Neste artigo falaremos sobre a margem de lucro, o que ela é, o que ela mede, quais são as suas variações e como calcular cada uma delas.

MARGEM DE LUCRO – Definição

A margem de lucro é o percentual que representa a capacidade de gerar lucros de um determinado produto, projeto ou empresa. Analisando uma DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), existem dois tipos de margem de lucro, a margem de lucro bruto e a margem de lucro líquido. Enquanto a margem líquida mede a lucratividade da empresa, já descontados todos os custos e despesas da mesma, a margem bruta mede a rentabilidade da empresa, onde são descontados de sua receita apenas os esforços para colocar o produto ou serviço a venda. A fórmula para o cálculo das duas margens são:

A seguir tem-se uma DRE para exemplificar o cálculo das margens:

Enquanto que a margem de lucro bruto mede rentabilidade sobre o faturamento total da empresa, a margem de lucro líquido mede a capacidade de gerar lucros sobre o faturamento da empresa. Ou seja, quanto maior a margem de lucro líquido da empresa, maior é a sua capacidade de transformar o faturamento em lucro.

MARGEM DE LUCRO DA EMPRESA VS MARGEM DE LUCRO DO PRODUTO

Para começar, vamos diferenciar as duas principais variações da margem de lucro, a margem de lucro da empresa e a margem de lucro do produto, que apesar de terem a mesma função (medir o lucro), são diferentes dentro de uma mesma empresa.

Começaremos falando da margem de lucro do produto, que mede a capacidade de gerar lucros de um determinado produto, após serem descontados os custos e despesas relacionados a esse produto. Para entender melhor, vamos analisar a estrutura de custos e despesas de um produto específico: a garrafa de água.

Em nosso exemplo a garrafa de água é vendida à R$2,00, sendo este o valor da receita de venda de 1 garrafa. Agora imagine que esta garrafa possui custos e despesas que totalizam R$1,50 por unidade e que se paga ainda 10%, sobre a receita, a cargo de impostos sobre a venda. Temos assim a seguinte estrutura:

Analisando a estrutura de custos e despesas desse produto (garrafa de água), percebe-se que após descontar os gastos com impostos, custos de produção, proporcional de despesas da empresa, ainda sobram trinta centavos (R$0,30) por garrafa vendida. Para calcular a margem de lucro do produto, deve-se dividir o lucro pelo valor de venda (R$0,30/R$2,00), chegando-se assim à margem de lucro de 15%.

É válido lembrar que uma empresa pode apresentar mais de uma margem líquida de produto, na verdade, cada produto possui a sua própria margem, enquanto que a empresa em si possui sua própria margem de lucro, que é a calculada agregando-se todos os produtos e considerando toda a sua estrutura de custos e despesas. Por exemplo, vamos imaginar que aquela empresa que vende a garrafa de água, tenha na verdade 3 variações de produtos: água sem gás, água com gás e água saborizada, todos sendo vendidos no mesmo tamanho (500ml). Com isso, temos as seguintes estruturas dos três (3) produtos vendidos:

Percebe-se que cada produto possui sua própria estrutura de custos e despesas, além de preço de venda diferenciados. Com isso, cada produto possui a sua própria margem de lucro. Já para se calcular a margem de lucro da empresa, é necessário que seja considerada a estrutura total da empresa, conforme apresentada a seguir:

Constata-se que a margem de lucro da empresa é diferente da margem de seus produtos, pois são considerados todas as fontes de receitas, todos os seus custos e despesas inerentes aos produtos vendidos. Por isso que uma empresa pode ter produtos com margens boas, mas a empresa em si não ter uma margem tão boa.

Conclusão

Neste artigo você conheceu os tipos de margens de lucro que existem dentro de uma empresa, tanto a margem de lucro bruta, como a margem de lucro líquido, além de também a margem de lucro por produto. Todo comércio deve conhecer sua estrutura de custos e despesas para que possa apurar as margens de seus produtos e assim consiga estipular os preços dos produtos de forma mais precisa, saiba quanto pode ser dado de desconto em eventuais promoções e até mesmo saber o impacto que o aumento dos custos podem causar no resultado da empresa.

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