Livro do mês: nov/2019 – O pior emprego do mundo: 14 ministros da fazenda contam como tomaram as decisões que mudaram o Brasil e mexeram no seu bolso

  • 07/11/2019
Página inicial - Livro do mês - Livro do mês: nov/2019 – O pior emprego do mundo: 14 ministros da fazenda contam como tomaram as decisões que mudaram o Brasil e mexeram no seu bolso

Por Thomas Traumann

O desenvolvimento de um país está intimamente ligado a sua economia. Quando a economia vai bem, há mais empregos, maiores salários, maior consumo. O governo arrecada mais, gasta mais e investe mais. Quando a economia vai mal…. todos sabemos o que acontece.

Você já parou para pensar em todo poder que há mão de uma pessoa? E que essa pessoa não foi eleita pelo voto?

E justamente por ser um cargo de indicação, o trabalho do ministro da fazenda (atualmente ministro da economia) pode ser tão ingrato. Quando a economia responde bem, está fazendo sua obrigação e quando há qualquer revés econômico, normalmente é ele o primeiro a ser apontado como culpado. Por conta disso, é um cargo que criou poucos ‘heróis’ e muitos ‘vilões’.

Começando por Delfim Neto, ainda no governo militar, o livro conta a história de 14 ministros, até chegar em Henrique Meirelles. Muitas histórias interessantes, bastidores de decisões importantes, erros, gafes, influência política de banqueiros e empresários. Ministros que tiveram atuações por muitos anos e outros que não duraram mais do que alguns meses. Tudo isso é retratado com detalhes e abordando diferentes pontos de vista.

O livro é mais uma fonte importante e muito didática para conhecer a história econômica recente do Brasil, mas com uma outra ótica. O autor, apesar de ter atuado na secretaria de comunicação do governo Dilma, tem narrativa totalmente isenta. É uma leitura fácil e bem estruturada.

OBS. Atualmente o ministério concentra ainda mais poder, pois integrou os ministérios da fazenda, planejamento e indústria.

Nossos artigos