Economia Brasileira e Joaquim Levy | Par Mais

  • 18/05/2015
Página inicial - capital - Economia Brasileira e Joaquim Levy | Par Mais

Joaquim Levy esteve em Florianópolis e explicou o que pretende fazer com a Economia Brasileira para voltar a crescer.

As políticas econômicas adotadas no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff tiveram forte impacto negativo na economia brasileira.

Para evitar que a crise se alastre e que aconteça uma ruptura (que seria caracterizada pela perda do investment grade), a presidente, numa atitude que surpreendeu a todos, escolheu para comandar a economia um homem com ideias completamente antagônicas às suas. Surpreendendo mais ainda, deu total autonomia para que ele coloque em prática suas ideias.

O ministro da fazenda, Joaquim Levy, esteve em Florianópolis e explanou sobre o que pretende fazer para tentar colocar o Brasil de volta no rumo do crescimento.

Levy é enfático quando fala que “apenas o trabalho pode gerar riqueza”, ou seja, o primeiro passo é a retomada da confiança de investidores e empresários para que estes se sintam confortáveis para voltar a investir no Brasil.

Houve esgotamento da política Brasileira e uma nova postura precisa ser adotada para evitar uma crise mais aguda. A estratégia é pautada em três vetores:

A Política do Governo deve ser diminuir os riscos não administrados pelas empresas para que os empresários possam focar nos seus negócios. Tendo confiança de que estão em um ambiente favorável, previsível, com competição justa e livres da insegurança política que vimos ultimamente, é muito provável que a iniciativa privada volte a investir e tome as rédeas do crescimento, por conta própria.

Esse caminho passa ainda por uma simplificação dos impostos. Ajuste da carga tributária que atualmente pesa excessivamente sobre a produção e pouco sobre a renda. Isso faz com que a competitividade das empresas seja prejudicada.

Portanto o caminho é, através dos ajustes necessários, buscar a criação de um ambiente favorável e justo para a livre iniciativa, dando os subsídios necessários para que investidores e empresários voltem a acreditar que podem investir no crescimento de suas empresas. Só assim retomaremos o crescimento do país.

  

Nossa opinião sobre o que está acontecendo na economia brasileira:

Entendemos que estamos vivendo atualmente uma forte crise de confiança. Sem confiança não existe investimentos – sem investimentos não existe crescimento e sem crescimento não existe criação de renda e de empregos. Precisamos de fato mudar de rumo!

Em situações como essa, não existe remédio que não seja ‘amargo’. Temos como exemplo os EUA que, há muitos anos vem tentando se recuperar da crise ocorrida em 2008 e que teve fortes consequências para toda a população. É certo que teremos um período duro pela frente, provavelmente passando por uma forte recessão, aumento do desemprego e queda da renda geral da população. Mas acreditamos que isso é uma consequência inevitável nesse processo, mas que é o rumo correto caso queiramos que o país realmente tenha um crescimento consistente mais a frente.

Portanto, estamos confiantes que essa nova postura adotada, bem como essa nova matriz buscada pelo ministro Levy tem fortes chances de ter boas consequências para nossa economia no longo prazo. Como bem disse o ministro, apenas o trabalho pode gerar riqueza!

.

Economia Brasileira e Joaquim Levy | Par Mais por  Guilherme Alano – 18.05.2015

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Nossos artigos