A hora de pensar na aposentadoria está passando

  • 30/09/2015
Página inicial - uso consciente - A hora de pensar na aposentadoria está passando

A hora de pensar na aposentadoria

A hora de pensar na aposentadoria está passando

As imagens que ilustram esse texto mostram as projeções da população brasileira para as próximas décadas. As estimativas, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), levam a uma constatação irrefutável: o Brasil está envelhecendo. Em 1980 havia pouco menos de 4,8 milhões homens e mulheres com 65 anos ou mais no País. Em 2050, se tudo der certo, eu – e talvez você, se hoje já estiver na casa dos 30 – seremos integrantes de um grupo de mais de 48 milhões de pessoas nessa faixa etária.

O fenômeno do envelhecimento populacional é inevitável e positivo – ele reflete dois fenômenos: a diminuição da natalidade e o aumento da expectativa de vida.

A-hora-de-pensar-na-aposentadoria---Tabela-IBGE

O que nos cabe é prepararmos o terreno para uma vida mais tranqüila na chamada terceira idade. A organização financeira e a construção de um patrimônio e de reservas que garantam a manutenção do padrão de vida na velhice são essenciais.  Isso exige planejamento e organização – e tudo pode ficar mais fácil com auxílio especializado.

Não por acaso, há poucos anos a carreira de “conselheiro de aposentadoria” apareceu com destaque em um levantamento sobre as profissões que estarão em alta até 2020 feito pelo Profuturo  (Programa de Estudos do Futuro), ligado à FIA — Fundação Instituto de Administração (FIA) de São Paulo. O estudo Delphi (questionário aplicado repetidas vezes a um grupo de especialistas) levou em conta a opinião de 88 participantes – e 39% deles destacaram a profissão como uma aposta certeira para o futuro.

A informação deixou todos da equipe da Par Mais muito felizes. Acreditamos e defendemos que o planejamento da aposentadoria é algo essencial. Levantamentos indicam que a imensa maioria dos brasileiros, quando envelhecem, sofrem uma queda no padrão de vida ou – pior – passam a depender da ajuda de filhos e parentes. Antecipar a preocupação com o assunto é o passo inicial para evitar que essa situação ocorra também com você.

Então: já pensou como será sua vida depois da aposentadoria? A hora de pensar nisso está passando.

Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/projecao_da_populacao/2008/piramide/piramide.shtm

 

A hora de pensar na aposentadoria está passando por Annalisa Blando Dal Zotto – 30.09.2015

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Par Mais Blog - Planilha de controle financeiro - anuncio

Nossos artigos