Sua conta
  • 07/02/2019

GAUCHAZH – Como aproveitar as liquidações sem estourar o orçamento: veja 5 dicas para comprar bem

Início / Na Mídia / Jornais / Revistas / TV / GAUCHAZH – Como aproveitar as liquidações sem estourar o orçamento: veja 5 dicas para comprar bem

Em meio às contas fixas de janeiro e fevereiro, como IPTU, IPVA e a matrícula da escola das crianças, os primeiros meses do ano também são época de liquidação. Seja pelo preço atrativo ou pelas condições de pagamento diferenciadas, não é difícil gastar além da conta e acabar prejudicando o orçamento. Para ajudar você a não cair nessa cilada, Donna conversou com duas consultoras financeiras que compartilham ensinamentos preciosos para controlar os gastos e fazer compras acertadas.

Antes do shopping

Quantas vezes já compramos aquela camisa estampada incrível que estava na promoção, mas que não combina com quase nada do armário? Antes de sair de casa, revire seus cabides para saber exatamente o que vale a pena adquirir.

– Evite comprar algo que você já tem ou que não combina com seu guarda-roupa – sugere a planejadora financeira Annalisa Dal Zotto, sócia da Par Mais. – Prepare uma lista com as peças de que você realmente precisa.

Quanto posso gastar?

Antes de sair de casa para conferir as promoções no shopping, saiba exatamente qual a grana que você tem disponível para investir. A educadora financeira Leila Ghiorzi, que ministra cursos sobre finanças para mulheres e mantém o site É Da Minha Conta, sugere, inclusive, que você separe o valor em dinheiro na carteira:

– Quando a gente leva em dinheiro, dói mais gastar. Indico não levar o cartão de crédito também para que você possa pensar se aquela compra vale mesmo a pena. Reserve na loja, volte para a casa e, se achar que vale, volte para buscar. É uma ferramenta interessante para ter certeza do que vai comprar – ensina.

Opinião de amiga

Sabe aquela sua amiga para lá de sincera, que pensa duas (três, quatro…) vezes antes de tirar o cartão de crédito da bolsa? Para Leila, ela é a companhia perfeita para ajudar você a gastar com mais inteligência – e sem ceder aos impulsos.

– Às vezes, a gente entra em uma loja e acha que precisa de tudo. Mas, quando vai com uma amiga, pode olhar, experimentar, e sair para tomar um café antes de ir ao caixa. É o suficiente para repensar aquela compra – afirma a educadora financeira.

A seu favor

Em liquidações, é comum que a gente acabe adquirindo aquela blusinha porque o preço estava ótimo – e não por ser uma peça que faz diferença no nosso armário. Repense: mesmo com o preço reduzido, a compra valeu a pena, considerando que não é um item-chave?

– Em geral, compramos na promoção porque achamos barato. Mas será que compraríamos se o preço estivesse cheio? Acho que, se você não compraria pelo valor original, ainda assim não vale a pena – pondera Leila Ghiorzi. – Vale gastar naquele blazer que você sempre sente falta na hora de montar seu look, não em uma peça que nunca passou pela sua cabeça comprar. Isso é usar a liquidação a seu favor.

Pechincha? Sim!

Se a gente pesquisa preços de uma passagem aérea por dias, por que não faz o mesmo quando se trata de roupas? Para Annalisa Dal Zotto, nunca é demais estar atenta às etiquetas antes de passar o cartão.

– Reserve tempo e vá às compras sem pressa. Nunca compre na primeira loja. E cuidado com descontos milagrosos – alerta.

A educadora financeira Leila Ghiorzi lembra também do poder das pechinchas: nada de ter vergonha de pedir um desconto, viu?

– Principalmente, se a compra for à vista. Sempre há uma margem para negociação.

Confira a matéria na íntegra: https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/noticia/2019/02/como-aproveitar-as-liquidacoes-sem-estourar-o-orcamento-veja-5-dicas-para-comprar-bem-cjrulgb3s01io01tdjwpg7j1x.html

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×