A menos de um mês da Black Friday 2019 – a maior liquidação do varejo no país— uma oponente de peso promete sacudir as vendas e fazer o brasileiro se apressar às compras.
É a chamada Black Friday ‘chinesa’, também conhecida mundialmente como ‘Dia dos Solteiros’. A data, criada na década de 1990 por universitários chineses, não tinha, inicialmente, nenhuma conotação comercial.
O contexto começou a mudar em 2009, quando a gigante do comércio eletrônico Alibaba adotou a comemoração e transformou-a em um dia de megapromoções pela internet.
A escolha não foi por acaso. O final de novembro já era há anos marcado pela tradicional Black Friday americana e o grupo chinês queria fazer frente a esse mercado.
No Brasil, varejistas aproveitam a data ‘chinesa’ para ‘dar um gás’ nas promoções de Black Friday, que têm iniciado cada vez mais cedo e, muitas vezes, se estendem por todo o mês de novembro.
Neste ano, o AliExpress, do grupo Alibaba, está focando pela primeira vez uma campanha de “Dia dos Solteiros” em terras – e redes – brasileiras.
O site promete descontos de até 90% nas 48 horas de duração do saldão, entre a esta segunda (11) e a terça-feira (12).
O consumidor pode encontrar desde eletrônicos até itens de decoração, com tempo de entrega prometido de cerca de 30 dias.
Mas é preciso ter atenção. Por serem encomendas vindas do exterior, os Correios cobram taxa de R$ 15 referente ao despacho postal. Isso sem contar o valor do frete e da compra, cobrados diretamente pelo vendedor.
Além disso, é preciso lembrar que a cotação do dólar pesa nas compras feitas em sites que têm como base de cobrança a moeda, como é o caso do portal chinês.
“Com o dólar a R$ 4,10, nem sempre compensa comprar fora. Por isso, é essencial pesquisar e comparar preços, sempre em sites de confiança, reconhecidos”, diz Caio Henrique Albertoni, consultor financeiro da empresa Par Mais.
De olho na concorrência estrangeira, as Lojas Americanas também prepararam descontos para o consumidor brasileiro e estrearam no “Dia dos Solteiros”.
Apenas nesta segunda (11), mais de 8 milhões de itens de vendidos diretamente da China estarão em promoção. Fones de ouvido, drones, perfumes, relógios e eletrônicos, de acordo com a loja, terão até 80% mais baratos e com frete grátis.
A dica para quem quer aproveitar os descontos da data não fogem daquelas oferecidas para a Black Friday.
“A regra aqui é, primeiramente, marcar os itens que você deseja comprar. Anote tudo agora e compare os preços depois, para ver se não há nada muito discrepante. Isso evita que o consumidor caia em promoções do tipo ‘pela metade do dobro'”, diz Albertoni.
Mesmo com a proliferação de datas voltadas ao comércio próximas ao Natal, o comércio não tem se mostrado intimidado, pelo contrário.
“O chamado ‘Dia dos Solteiros’ não representa uma ameaça à Black Friday brasileira, porque há no país um público consumidor muito grande, são 130 milhões de potenciais compradores apenas no meio virtual”, diz Ricardo Bove, diretor da BlackFriday.com.br, idealizadora do evento.
Para Bove, a compra de sites do exterior ainda causa estranheza no brasileiro.
“A maioria das pessoas ainda tem receio de fazer compras na internet, ainda mais vindas de fora. O próprio comércio virtual no Brasil ainda está engatinhando”, diz.
De acordo com a AbComm (associação de comércio eletrônico), a Black Friday 2019, no país, deve atingir R$ 3,4 bilhões em faturamento, número 18% superior ao movimentado na mesma data do ano passado. E isso tudo sem contabilizar as vendas do varejo físico.
Consideradas as ‘compras presenciais’, um levantamento da CNDL (confederação de lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) mostra que 43% das lojas que vão participar da data estimam que terão vendas melhores do que as do ano passado.
De acordo com o comparador de preços JáCotei, produtos podem ter alta de até 11% no período que antecede a Black Friday.
A plataforma monitorou 16 itens vendidos em sites brasileiros entre os dias 29 de setembro e 29 de outubro.
No período, os itens que mais aumentaram foram micro-ondas (+ 11%), fralda (+ 9,7%) e lavadora de roupas (+ 9,2%). Na listagem, apenas o item notebook não teve alta, com redução de 0,4% no preço médio praticado pelas lojas pesquisadas.
Segundo Antonio Coelho, fundador do JáCotei, mesmo com vários descontos ‘pipocando’ desde já na internet e nas lojas, o mais vantajoso ainda é esperar para comprar próximo ao dia 29 de novembro.
“Vemos, de anos para cá, que antes de virar o dia, ou seja, de quinta para sexta, os preços são historicamente mais baixos”, explica.
Por isso, diz ele, ideal é já pesquisar preços agora e deixar para comparar na data. “E tem que ser rápido no gatilho, porque nenhuma loja vai torrar produto a baixo preço em quantidade grande.”
Tenha cuidado
Mais aumentaram de preço, no período (em %):
Apenas um item teve queda:
Com a segurança dos sites
Com a reputação da empresa
Entrega
Fuja do cartão de crédito
Confira a matéria na íntegra: https://agora.folha.uol.com.br/grana/2019/11/black-friday-chinesa-quer-competir-com-o-comercio-brasileiro.shtml
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