10 dicas de filmes sobre mercado financeiro

  • 22/03/2019
Página inicial - capital - 10 dicas de filmes sobre mercado financeiro
filmes sobre mercado financeiro

O mercado financeiro e de investimentos já inspirou a realização de vários grandes filmes. Alguns deles são grandes obras que mostram como o mercado funciona e como agem as pessoas que nele trabalham. Apesar de geralmente focarem em casos extremos, esses filmes costumam ser bem divertidos para quem tem uma afinidade e se interessa com o tema de investimentos. Abordando temas como a ganância, vaidade, excessos financeiros e exposição exagerada ao risco, esses filmes são uma maneira de visualizar alguns aspectos do mercado financeiro. Confira algumas indicações de ótimos filmes que falam sobre o tema:

1. Wall Street: Poder e Cobiça (Wall Street)

wall street - poder e cobiça

Ano: 1987
Diretor: Oliver Stone
Elenco: Michael Douglas, Charlie Sheen, Daryl Hannah, Martin Sheen

Wall Street é um dos filmes mais clássicos sobre investimentos. Ele mostra a história do início da carreira de um trader, Bud Fox (Charlie Sheen), e a sua relação com o experiente Gordon Gekko (Michael Douglas). Além de muito bem feito, o filme aborda o insider trading, mostrando como a ganância de alguns agentes do mercado financeiro muitas vezes ultrapassa o limite da legalidade. Michael Douglas ganhou o Oscar de Melhor Ator pela sua atuação nesse filme.

2. O primeiro milhão (Boiler Room)

Ano: 2000
Diretor: Ben Younger
Elenco: Giovanni Ribisi, Vin Diesel, Nia Long, Nicky Katt

Enquanto a maioria dos filmes dessa lista se passa nas grandes e glamorosas instituições financeiras de Wall Street, esse filme se passa em uma corretora muito menor, mas bastante agressiva. Inspirado pela promessa de fortunas rápidas, o filme mostra a ascensão de um corretor que negocia ativos com remuneração boa demais para ser verdade e questiona a legitimidade do negócio no qual se envolveu.

3. Wall Street: O dinheiro nunca dorme (Wall Street: Money Never Sleeps)

wall street - o dinheiro nunca dorme

Ano: 2010
Diretor: Oliver Stone
Elenco: Michael Douglas, Shia LaBeouf, Josh Brolin, Carey Mulligan

Esse filme é a sequência do clássico Wall Street e se passa 23 anos após o primeiro filme. Ele mostra novamente a relação do personagem de Michael Douglas com um trader no início de carreira. Apesar disso, o personagem de Shia LaBeouf representa alguém muito mais idealista e menos ganancioso que o trader do primeiro filme e como ambos passam pela crise do subprime, em 2008.

4. Trabalho interno (Inside Job)

trabalho interno

Ano: 2010
Diretor: Charles Ferguson
Elenco: Matt Damon, Gylfi Zoega, Andri Snaer Magnason

Esse é um documentário em 5 partes que explora como as mudanças regulatórias e das práticas bancárias criou um ambiente propício para o surgimento da crise financeira de 2008. Segundo o próprio diretor, o filme analisa a corrupção sistêmica dos Estados Unidos pela indústria de serviços financeiros e as suas consequências.

5. Margin Call: O dia antes do fim (Margin Call)

margin call

Ano: 2011
Diretor: J. C. Chandor
Elenco: Kevin Spacey, Paul Bettany, Jeremy Irons, Zachary Quinto

Este filme também acompanha a crise de 2008, porém com um escopo muito mais limitado e diferente dos outros, o que o torna bastante interessante por causa disso. Ele se passa todo durante apenas um dia, no qual após a demissão da pessoa responsável pelos riscos, um analista se dá conta que o banco no qual trabalha deve quebrar no próximo dia. O filme mostra como o uso agressivo de derivativos complexos por alguns dos maiores bancos americanos, sem a avaliação e entendimento apropriado dos riscos envolvidos, ocasionou essa crise.

6. Grande demais para quebrar (Too Big To Fail)

grande demais para quebrar

Ano: 2011
Diretor: Curtis Hanson
Elenco: William Hurt, Edward Asner, Billy Crudup, Paul Giamatti

Esse é um filme baseado no livro de mesmo nome, de Andrew Sorkin. Ele acompanha a crise de 2008 com um enfoque nas ações do secretário do tesouro, Henry Paulson (William Hurt) e do presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke (Paul Giamatti). O filme acompanha as negociações por trás da tentativa de recuperação de grandes instituições financeiras como o Lehmann Brothers, Merrill Lynch e AIG e o papel do governo americano ao intervir para conter a crise.

7. O lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street)

o lobo de wall street

Ano: 2013
Diretor: Martin Scorsese
Elenco: Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, Margot Robbie, Matthew McConaughey

Esse é um grande filme dirigido pelo lendário Martin Scorsese que conta a história real de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) e da Stratton Oakmont, corretora que ele fundou. O filme mostra, pela perspectiva do personagem principal, como ele se tornou um trader extremamente rico através de diversas fraudes, a vida de excesso que levava e a sua eventual queda após uma investigação do FBI. O filme foi indicado para 5 Oscars, entre eles o de melhor filme, melhor diretor, melhor ator e melhor ator coadjuvante.

8. A grande aposta (The Big Short)

a grande aposta

Ano: 2015
Diretor: Adam McKay
Elenco: Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling, Brad Pitt

Este filme também foi indicado para 5 Oscars, tendo ganhado o de melhor roteiro adaptado, e é talvez um dos melhores filmes para entender a crise de 2008. Ele é baseado no livro The Big Short, de Michael Lewis, e acompanha alguns poucos investidores que conseguiram se antecipar percebendo os sinais da crise que estava por acontecer. Além de mostrar esses pontos de vista, ele explica muito bem os fatores de risco que levaram à crise e explica de maneira muito bem-humorada alguns conceitos complexos do mercado financeiro.

9. O mago das mentiras (The Wizard of Lies)

o mago das mentiras

Ano: 2017
Diretor: Barry Levinson
Elenco: Robert De Niro, Michelle Pfeiffer, Alessandro Nivola, Hank Azaria

Esse é um filme baseado em fatos reais que mostra a história de Bernie Madoff, ex-chairman da NASDAQ e responsável pelo maior esquema Ponzi já realizado. O filme mostra como Madoff conseguiu sustentar o seu esquema por décadas, passando a imagem de um grande e renomado investidor e como aconteceu a queda do esquema após a crise de 2008.

10. Trocando as bolas (Trading Places)

trocando as bolas

Ano: 1983
Diretor: John Landis
Elenco: Dan Aykroyd, Eddie Murphy, Ralph Bellamy, Don Ameche

Esse é o filme mais leve da lista e mostra, com humor, o funcionamento do mercado financeiro. Em uma adaptação moderna do conto “O príncipe e o mendigo”, um corretor bem-sucedido de commodities e um trapaceiro de rua decidem fazer uma aposta, trocando de lugar para conduzir um experimento social e verificar os seus resultados dessa troca.

Nossos artigos