Filho, vamos falar a respeito do dinheiro?

  • 05/10/2015
Página inicial - uso consciente - Filho, vamos falar a respeito do dinheiro?

Par Mais Blog - Filho vamos falar de dinheiro 600x400

Falar a respeito de dinheiro com seu filho não é um bicho de sete cabeças!

 

Um grande desafio para a maioria dos pais é como conversar com o filho sobre a importância do dinheiro. Como você pode ver neste artigo, a maior preocupação dos pais é a respeito da educação e atividades extracurriculares como, dança, natação, inglês, judô – que exigem um gasto elevado, mas necessário para a formação do filho.

O que acontece é que muitas crianças querem fazer tudo ao mesmo tempo e acaba pesando no orçamento da família, por isso é importante seguir as dicas abaixo de como falar com o filho sobre este tema:

 

1. Se possível, comece cedo

O melhor momento para ensinar aos filhos é quando eles aprendem a contar, assim você pode mostrar o valor de cada moeda. Agrupe quatro de vinte e cinco centavos, por exemplo, assim ele terá um real. Além de ser educativo, ele já vai adquirir uma noção do dinheiro.

2. Ensine a diferença entre “querer” e “precisar”

É importante mostrar que existem coisas que são necessárias, como alimentação, estudos, vestuário. Já outras não são tão importantes e podem esperar, como a compra de um brinquedo, a aula de natação ou futebol – que às vezes não constam no poder de compra da família. Neste momento, vale mostrar que no colégio existe a educação física como opção de recreação.

3. Valorize o consumo consciente

Incentivar o consumo de energia e água moderado não só faz bem ao meio ambiente, como também faz parte da educação financeira do seu filho. Não permita desperdícios.

4. Convide seu filho a participar do planejamento financeiro da família

Esse é um ponto bastante delicado, uma vez que seu filho pode acompanhar para onde o dinheiro da família é destinado. Por isso é importante que ele tenha maturidade, assim ele pode perceber que nem tudo pode ser comprado.

5. Dê exemplo

A verdade é que as crianças aprendem espelhando-se nas pessoas com quem convivem. Se você quer que seu filho tenha disciplina com o dinheiro, pense nos exemplos que está dando para ele. Quando você tentar ensinar algo, sua credibilidade será muito maior.

 

Filho, vamos falar a respeito do dinheiro? por Malu Sprícigo – 05.10.2015

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Par Mais Blog - Planilha de controle financeiro - anuncio

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

Últimas publicações