Feliz ciclo novo!

  • 18/12/2014
Página inicial - social - Feliz ciclo novo!

planejamento financeiro

Ter um bom planejamento financeiro é uma ótima maneira de começar o ano novo!

Atualmente existe um conceito difundido sobre entendimento de tempo, trazendo-o de uma forma linear, continua, “reta”. Com essa ideia, o tempo possui um começo, os acontecimentos se desencadeiam em uma linha, dependentes, indo para um “lugar” – o futuro. Porém, nem sempre esse entendimento foi comum. A cultura Maia, por exemplo, utilizava uma ideologia do tempo em ciclos, principalmente em seus calendários. Onde o tempo iniciava, percorria o seu ciclo e voltava para o ponto inicial (e não para o fim do mundo, como se imaginava em 2012!).

Podemos observar esse conceito nos ciclos de vida, da natureza, das estações do ano… Mas o que isso interessa para as suas finanças pessoais? Podemos utilizar esta visão dos Maias e “brincar” com esses ciclos de tempo. Por que não utilizar o final do ano e analisar seu planejamento financeiro?

As pessoas costumam utilizar datas especiais, como aniversário, acontecimentos importantes, finais de semanas, meses e/ou anos como um novo início, “o momento da virada”, usando os ciclos para o início de uma nova fase, um sentimento de mudança em nossas vidas. Utilizar o final deste ciclo de 2014 é uma ótima opção para rever seus planos financeiros.

Aproveite o final de ano para analisar o ano que passou, o que você acertou, o que você errou, o que poderia ter feito melhor, o quanto de seus objetivos você alcançou, ou se distanciou. E, o mais importante, planeje 2015! Decida o que você irá realizar, trace metas, objetivos, corrija o que não deu certo, tente algo diferente, melhore!

Mas não esqueça das outras promessas. Cuidar das finanças é importante, mas a academia, a dieta, a profissão, estar com os amigos, família e principalmente encontrar/estar com a pessoa amada são nossos pontos de equilíbrio. O dinheiro é o meio para alcançar os verdadeiros objetivos, proporcionar tranquilidade para buscar o que te faz bem.

Que 2014 tenha sido um ótimo ano para todos, mas desejamos que 2015 seja muito melhor. Estaremos, nos próximos anos, aqui na Par Mais, planejando para que todos possam realizar seus sonhos!

.

Feliz ciclo novo! por Jonny Elias – 18.12.2014

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Nossos artigos