Esther Duflo é a mais jovem e a segunda mulher da história a ganhar um Nobel de Economia

  • 14/10/2019
Página inicial - uso consciente - Esther Duflo é a mais jovem e a segunda mulher da história a ganhar um Nobel de Economia
Nobel de Economia

Esther Duflo é uma das premiadas de 2019 do Nobel de Economia, juntamente com seu marido Abhijit Banerjee e Michael Kremer.

A franco-americana destacou-se nos últimos anos como uma das economistas mais brilhantes da sua geração. Além de ser a segunda mulher da história a receber o Nobel de Economia – depois da americana Ellinor Ostrom em 2009, ela também é a mais jovem, com 46 anos.

Pesquisa

Os pesquisadores foram anunciados como vencedores por sua abordagem experimental para combater e aliviar a pobreza no mundo. O Comitê do Nobel destacou que, se dividida em questões menores e mais precisas em áreas como educação e saúde, a questão da pobreza pode ser combatida com mais eficiência.

Em seus estudos, mais de 5 milhões de crianças indianas se beneficiaram de programas de reforço escolar e subsídios para cuidados de saúde preventivos foram introduzidos em diversos países.

Prêmios

Esther Duflo já ganhou diversos prêmios em sua carreira, incluindo a medalha John Bates Clark, em 2010, que premia trabalhos de economistas nos EUA com menos de 40 anos.

Em 2013, Esther foi assessora do presidente Barack Obama em assuntos referentes a desenvolvimento e fez parte do novo Comitê para o Desenvolvimento Mundial.

Esther nasceu em Paris em 1972, fez graduação na Ecole Normale Supérieure e na Ecole des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS) na França e doutorado do Massachusetts Institute of Technology (MIT) nos Estados Unidos, onde é professora.

Co-fundou em 2003 o laboratório de pesquisa Abdul Latif Jameel sobre a pobreza e faz trabalhos de campo em colaboração com ONGs (organizações não governamentais). O resultado das pesquisas é encaminhado às autoridades públicas e organizações beneficentes para serem ampliados.

Nossos artigos