CPMF: entenda melhor este imposto!

  • 14/10/2015
Página inicial - uso consciente - CPMF: entenda melhor este imposto!

Par Mais Blog - CPMF

O retorno da CPMF?

 

A fim de melhorar as contas públicas que estão no vermelho, novamente somos surpreendidos com a prescrição de um novo imposto ou nem tão novo assim: o retorno da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras), numa proposta de duração de quatro anos.

 

A CPMF existiu até 2007 para cobrir gastos do Governo Federal com projetos de saúde. Agora o Governo propõe cobrar uma alíquota de 0,2% sobre todas as transações bancárias de pessoa física e jurídica. Isso inclui transferências de qualquer valor por meio dos bancos e instituições financeiras, seja um saque, pagamento por cheque, conta de telefone via boleto bancário, fatura de cartão de crédito, entre outros.

 

A cobrança do imposto deve gerar 32 bilhões de reais aos cofres federais. A volta dele faz parte do conjunto de medidas fiscais para garantir a meta de superávit primário de 0,7% do (PIB) Produto Interno Bruto em 2016.

 

Como consequência disto, o efeito “cascata” do imposto, que é o nome que se dá ao fato de um tributo ser cobrado diversas vezes sobre um mesmo produto, tende a ser repassado para o preço do produto final, pressionando a inflação. Além disso, deve existir uma maior circulação em dinheiro espécie.

 

Acredito que exista muitas outras oportunidades para que se faça o ajuste fiscal e se alcance a meta. Exemplos como o excesso de cargos públicos, comissionados, benefícios diversos e gastos gigantescos com cartões corporativos são só alguns que podemos citar.

 

Por que não tocar o país como se fosse uma empresa? Buscar eficiência, corte de gastos desnecessários, investimentos, crescimento… De qualquer forma precisamos ter a noção de que nós pagamos os impostos e colocamos os políticos onde estão, portanto, somos os patrões e devemos exigir o bom uso do nosso dinheiro.

 

CPMF: entenda melhor este imposto! por Malu Cordini Sprícigo – 14.10.2015

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Nossos artigos