Conversa com a Gestora: PIMCO – conheça o segredo de uma gestora trilionária

  • 20/08/2021
Página inicial - Conversa com a Gestora - Conversa com a Gestora: PIMCO – conheça o segredo de uma gestora trilionária

Com cerca de 80 mil habitantes, a cidade de Newport Beach, na Califórnia, é praticamente desconhecida no cenário global. Contudo, lá é o local de fundação da PIMCO, uma das maiores gestoras de ativos globais, responsável por um portfólio de 2,2 trilhões de dólares, valor superior ao PIB de todo o Brasil registrado em dezembro de 2020.

E qual seria o segredo para um sucesso tão estrondoso? Foi atrás dessa resposta que essa edição do “Conversa com as Gestoras” – série de conteúdos da ParMais elaborada com objetivo de mostrar os bastidores das principais casas do mercado – foi conversar com Luis Oliveira, vice-presidente da PIMCO.

O segredo da PIMCO

A resposta do executivo sobre o assunto é simples: “somos reconhecidos mundialmente pelo nosso processo de investimentos”.

Ele é composto, basicamente, de quatro grandes fóruns anuais. Três dessas conversas são com foco em questões de curto prazo, com um horizonte de seis a doze meses e olhar mais tático, que busca entender que oportunidades de mercado podem estar surgindo e como aproveitá-las.

E existe também um fórum anual focado em um horizonte de três a cinco anos. Esse fórum, chamado de secular, é o que vai dar o tom de toda a política de investimentos da empresa.

Nele, toda a equipe de investimentos se encontra em Newport Beach e participa de discussões com importantes nomes do cenário mundial econômico, como o primeiro-ministro italiano Mario Draghi, a ex-secretária de estado dos EUA Condoleezza Rice e a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen.

“Convidamos pessoas com diferentes visões de mundo, até mesmo as que discordamos, para que possamos parar um pouco e pensar nas questões mundiais sob diferentes óticas”, pontua Luis. “Nós não sabemos de tudo, mas buscamos nos informar com referências no assunto sobre aquilo que nos impacta. Na crise de Covid-19, por exemplo, conversamos com o William Lang, que foi o responsável médico na Casa Branca, nos EUA”.

Estratégias

Sobre as estratégias de investimento da gestora – que é focada em ativos de renda fixa globais – o executivo conta que o olhar da casa é global e, atualmente, a exposição ao Brasil está reduzida.

“Temos investimentos no Brasil, mas já tivemos uma posição maior. Seguimos vendo uma série de coisas positivas no país e melhoras significativas, mas a curva de juros não tem um prêmio que remunera de acordo com os riscos de crédito e liquidez locais”, relata Luis.

Cenário

No cenário internacional, o material do último fórum de perspectivas cíclicas realizado pela PIMCO indica que “em 2021, prevemos uma recuperação desigual do crescimento nos diversos setores e regiões do mundo. Em 2022, a retomada deverá dar lugar a um crescimento moderado e sincronizado, embora em ritmo ainda acima da tendência”.

Quer conhecer mais das principais gestoras do mercado brasileiro? Tenha acesso a nossa série completa do “Conversa com a Gestora” preenchendo o formulário

Nossos artigos