Sua conta
  • 09/08/2019

Conexão Seguros Unimed – Aposentadoria: confira as opções de investimentos além do arroz com feijão

Início / Na Mídia / Conexão Seguros Unimed – Aposentadoria: confira as opções de investimentos além do arroz com feijão

Garantir uma aposentadoria tranquila vai além da contribuição ao INSS e investimento na Previdência Privada. O mercado financeiro disponibiliza inúmeras aplicações que podem ajudar a manter o mesmo padrão de vida no futuro e até acelerar o descanso.

“Individualmente, é possível formar uma carteira de imóveis para locação ou aplicações financeiras em títulos de longo prazo como Tesouro IPCA. Outra alternativa são os fundos de previdência complementar que têm como principais vantagens a figura do gestor profissional para o recurso e a diversificação da carteira de investimentos”, recomenda Vivien Aucar, especialista em investimento e educação financeira da Unicred.

Na hora de montar um portfólio de investimentos destinado à aposentadoria também é importante conhecer o perfil de investidor, que é delineado com um teste de perfil de risco chamado de suitability.

As classificações utilizadas são: conservador, moderado e arrojado. “É importante considerar inicialmente o perfil de risco, momento de vida e capacidade financeira do investidor. Assim será definido qual é o nível de risco que a carteira de investimentos pode ter. Além disso, deve-se definir o objetivo”, diz Jailson Giacomelli, planejador financeiro da Par Mais.

Segundo Aucar, é necessário buscar aplicações que tragam o máximo de benefício no longo prazo. “Neste sentido, um plano de previdência aberta ou fechada pode apresentar vantagens, dado que não possui vencimento ou tributação semestral do Imposto de Renda, permite abatimento fiscal de até 12% da renda bruta anualmente na declaração de IR (caso seja PGBL) e não entra em inventário na transferência aos herdeiros”, explica.

O Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) é uma das categorias da Previdência Privada em que os recursos acumulados são rentabilizados ao longo do tempo e resgatados no momento da aposentadoria. Já o plano fechado é o benefício oferecido pela empresa ou cooperativa aos funcionários e/ou cooperados e, geralmente, a contribuição é proporcional entre empregador e trabalhador.

A possibilidade de aprovação da Reforma da Previdência com regras mais duras incentivou a busca pela Previdência Privada. Entretanto, Aucar alerta que é um instrumento para complementar a renda no futuro. “Ela pode e deve ser constituída ao longo da vida, mas não precisa ser a única fonte de geração de renda passiva nesta fase. Também é muito importante manter sempre uma parte dos investimentos em aplicações conservadoras e com boa liquidez para uma reserva de emergências”, afirma.

Para Aucar, fundos de previdência são fortemente indicados, visto que atendem simultaneamente o planejamento financeiro, fiscal e sucessório em uma única aplicação. Porém, o investidor pode escolher dentre várias opções no mercado financeiro para montar uma carteira de investimento que gere renda no futuro.


Confira a matéria na íntegra em: https://www.conexaosegurosunimed.com.br/aposentadoria-confira-as-opcoes-de-investimentos-alem-do-arroz-com-feijao/

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×