Como se manter atualizado na área de tecnologia

  • 25/05/2017
Página inicial - Tecnologia - Como se manter atualizado na área de tecnologia

Tecnologia, inovação, “stay hungry, stay foolish”, são exemplos de motes da área onde trabalhamos. Diante de tanta concorrência e de tanta informação, como é possível nos mantermos sãos, afastar o famoso FOMO (fear of missing out) e a síndrome do impostor?

Vivemos dias complicados para quem quer ser o melhor. Ficamos tão bons em tudo, que para se sobressair, precisamos ser sobre-humanos.

Somos inundados por “cases” de sucesso, jovens de 20 anos que já estão na terceira startup, outros jovens de lugares distantes que já são exemplos de bons programadores e profissionais, enquanto por aqui, no mundo real, trabalhamos 8 horas por dia, fazendo algo que às vezes não estamos satisfeitos, muitas vezes emburrados pensando nos erros que cometemos ou como somos pequenos perto da indústria.

You Suck GIF - Sucks GIFs

CALMA! Não é um texto totalmente depressivo. Depois de alguns anos trabalhando na área, percebemos que esses pensamentos são comuns à grande maioria, que aquele cara que todo mundo admira passou por muita coisa até chegar onde está, e mesmo estando no auge, ainda acredita que não é bom o suficiente. Coisas da profissão que escolhemos.

Não acho que devemos nos livrar totalmente da síndrome do impostor, mas aprender a conviver com ela, tentar sugar essa energia que te culpa por não ser o melhor e tentar realmente se tornar melhor.

Vale um disclaimer. Sim, algumas pessoas realmente têm isso muito aflorado ao ponto de prejudicar a vida pessoal/profissional. Se você é um desses casos, forçar-se a ficar offline talvez ajude.

Como manter-se atualizado?

Fóruns

Participe da comunidade, chegue em casa depois de um dia longo de trabalho e abra o hacker news. Dê um subscribe no /r/programming. Você consegue ler e melhorar enquanto espera o queue para uma partida de Heroes of the Storm. Um alt+tab de distância do seu eu melhorado.
Dicas:
reddit
hacker news

Eventos

Procure por eventos onde você mora, meetup tem muitos encontros, impossível você não encontrar algum encontro que te atraia. Dependendo da localização fica difícil, eu sei, mas quem sabe você não inicia algo onde você mora.
Dica:
meetup

Bons exemplos

Siga pessoas que você admira em suas redes sociais. Muitas delas compartilham seus dia-dias e transparecem a humanidade que você achou que eles não tivessem. Mesmo o cara mais mestre em uma parada comenta sobre seus erros, e muitas vezes são erros bobos que você também teria cometido.
Dicas (depende da área de interesse):
TJ
Paul Graham
Dan Abramov
Zeno Rocha (brasileiro)
Sindre Sorhus

Podcasts

Podcasts. Ficar preso no trânsito indo pro trabalho ou pra faculdade deixará de ser tempo perdido, existem muitos podcasts de tecnologia que podem te servir de atualizador. Um amigo de um amigo meu fez um repositório que agrupa vários podcasts, vale a pena dar uma olhada.
Dicas:
Hipsters.tech (PT-BR)
JavaScript Jabber (EN)

Projetos

Projetos que só você entende e usa. Experimente o que você lê, pegue aquela tecnologia mais hypada e tente criar algo pequeno sem focar no resultado final. O trajeto de desenvolver algo utilizando uma tecnologia nova ensina muito mais do que a própria tecnologia.
Dicas:
Nenhuma, pegue alguma parada que te anime e vá fundo.

Pra finalizar

Relaxa, você não precisa saber tudo. Apenas por se interessar em aprender mais e se esforçar pra ficar por dentro da área que você gosta já te coloca acima da grande maioria. Pessoas melhores que você existem e não tem nada que você possa fazer a respeito, mas keep improving!

Nossos artigos