Como organizar a sua vida financeira em momentos de crise

  • 23/03/2020
Página inicial - Vida financeira - Como organizar a sua vida financeira em momentos de crise
Como organizar a sua vida financeira em momentos de crise

Em momentos de crise econômica, é essencial estar com a vida financeira organizada para evitar sustos, não ficar endividado ou acabar com as suas reservas.

Com um bom planejamento financeiro é possível manter suas finanças estáveis e organizadas em momentos como este que estamos vivendo. Confira algumas dicas:

Atenção no orçamento

É importante ter um controle financeiro para saber exatamente quanto dinheiro entra e sai por mês da sua conta bancária e saber onde esse dinheiro está sendo gasto. E isso vale para todos os momentos, não somente os de crise.

Por isso, anote tudo o que você ganha e o que você gasta, inclusive as despesas pequenas, e depois faça uma análise criteriosa, identificando onde é possível cortar gastos e economizar, caso seja necessário.

Evite endividamentos e mantenha contas em dia

Neste momento de crise, é muito importante refletir quais gastos são realmente necessários e quais podem ficar para depois. Contas fixas, como água, luz, internet, devem ser priorizadas. Procure se planejar para realizar a maioria das compras e pagamentos à vista, evitando parcelas que se estendem por longos períodos. Como o momento é de incerteza, o ideal é focar no que é necessário e deixar os supérfluos para quando a situação melhorar.

Reserva de emergência

A reserva de emergência é um investimento que deve ter a função de “colchão”, para caso surja algum imprevisto que necessite gastar um dinheiro além dos gastos habituais. Em momentos de crise como este, em que pode ocorrer a diminuição da jornada de trabalho e consequentemente do salário, é importante estar preparado para não ser pego de surpresa e entrar em dívidas. Caso você tenha uma reserva de emergência e precise usar neste período, o ideal é repor assim que possível.

Foco nos objetivos

Ter objetivos financeiros bem definidos e manter o foco neles é fundamental.

Não é porque estamos passando por uma crise que você deve desistir dos seus sonhos. Neste momento, é importante que você esteja preparado para economizar e fazer investimentos estratégicos e inteligentes, adequados ao seu perfil de risco, pensando no médio e longo prazo.

Tenha um planejamento financeiro

Ter um bom planejamento financeiro é fundamental para ter uma vida tranquila em todos os momentos.

Ao realizar um planejamento, desperdícios são evitados, tanto financeiros, quanto de tempo. Se planejar é uma estratégia muito inteligente para manter as contas em dia, pois você estará ciente de quanto dinheiro tem disponível e de quanto vai poder gastar ou economizar.

Respeite o perfil do investidor

Conhecer o seu perfil de investidor e montar uma carteira de investimentos de acordo com a sua tolerância aos riscos é fundamental para ter tranquilidade em momentos como esse.

Uma carteira de investimentos bem montada não busca apenas bons retornos, mas também que movimentos de queda (como esse que estamos vendo agora), não prejudiquem o atingimento das metas.

É preciso ter atenção e nunca ter na sua carteira de investimentos riscos maiores do que sua tolerância e a sua capacidade permita.

Evite o Efeito Manada

Neste momento de insegurança e instabilidade, é muito importante prestar atenção nas notícias e informações que estão sendo divulgadas e evitar cair no efeito manada. A principal maneira para combater o impulso de agir conforme a maioria é ter disciplina, racionalidade e paciência. Antes de tomar uma decisão por influência do grupo, busque pesquisar e verificar a situação.

Ajuda de um profissional

Ao pensar na sua estratégia de investimentos, é muito importante ter a ajuda de um profissional qualificado para fazer a gestão da sua carteira.

Em momentos de crise, fica evidente importância de se investir de forma consciente, levando em conta tolerância, capacidade, necessidade, horizonte de tempo e todos os critérios que formam, de fato, o perfil do investidor.

Conclusão

É necessário estar preparado para os momentos de crise para não prejudicar a sua vida financeira. Ter um bom planejamento, prestar atenção no seu orçamento, manter o foco nos seus objetivos e as contas em dia e respeitar o seu perfil de investidor são fatores fundamentais para passar por momentos de crise sem grandes surpresa. Além disso, a ajuda de um profissional qualificado é fundamental para manter a vida financeira organizada.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 4

       
    1. Odair, boa tarde!
      Recomendamos que você invista sua reserva de emergência em uma aplicação com baixo risco e alta liquidez. Alguns exemplos de produtos normalmente indicados para reserva de segurança são: Fundo de Renda Fixa, CDB do banco onde o cliente é correntista e Títulos públicos do tipo “Tesouro Selic”. Aqui na ParMais, temos o fundo Magister, que possui baixa volatilidade, rentabilidade superior à poupança e resgate em até 2 dias úteis.
      Porém, cada investimento possui suas características específicas e antes de escolher um ativo, você deve saber se esse tipo de investimento é o mais adequado para o seu momento de vida, perfil psicológico, capacidade e objetivos financeiros. Além disso, com as oscilações do mercado, os investidores estão tendo que ficar muito mais atentos, buscar boas oportunidades e alinhar a carteira de investimentos para que ela tenha o retorno desejado.
      Caso tenha outras dúvidas e queira agendar uma conversa sem custos com um de nossos especialistas, basta clicar no link abaixo e escolher o melhor dia e horário para você:
      https://www.parmais.com.br/agendamento.html
      Desejamos sucesso!

    1. João Marcos, boa tarde!
      Ficamos felizes que gostou do conteúdo. Um dos nossos princípios é compartilhar conhecimento de forma “entendível” e acessível.
      Agradecemos por ser nosso leitor e te convidamos para conhecer nosso blog, com mais de mil artigos. Se quiser ficar por dentro do cenário econômico e saber mais sobre investimentos, assine gratuitamente o podcast semanal do nosso gestor Alexandre Amorim.
      Desejamos sucesso!

Últimas publicações