Como fazer uma reclamação no banco

  • 22/01/2019
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como fazer uma reclamação no banco

O relacionamento com um banco pode ser algo complicado e caso você tenha alguma reclamação ou queixa, na maioria das vezes é muito difícil e burocrático.

Felizmente o Banco Central determina que todos bancos tenham canais para comunicação com os seus clientes, sendo que ele próprio tem um canal que pode ser usado em última instância. Aqui vamos listar o passo a passo sobre como abrir uma reclamação com o seu banco.

1º Passo – Entre em contato com um atendente ou gerente do seu banco

O primeiro passo para tentar resolver algum problema com o seu banco deve ser o canal de relacionamento normal com ele. Vá até uma agência do seu banco e explique a questão com o atendente ou entre em contato com o seu gerente para verificar se não existe uma fórmula mais rápida e menos burocrática para resolver o seu problema. Boa parte dos problemas podem ser resolvidos dessa forma, no entanto se ela não funcionar você pode passar para o próximo passo.

2º Passo – Abra uma queixa formal na ouvidoria do próprio banco

Todo banco, grande ou pequeno, tem que ter um canal de SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor e outro de Ouvidoria, nos quais os clientes podem registrar queixas formais contra o banco.

O SAC deve ser o primeiro canal de reclamação e a sua queixa terá um primeiro registro com o banco. Após a queixa o banco tem até cinco dias para responder à sua questão.

Caso o seu problema não seja resolvido, entre em contato com a Ouvidoria do banco.

Entrando em contrato por esse canal a sua queixa fica registrada e o banco tem até 15 dias úteis para formalizar uma resposta.

A ouvidoria do banco é um canal que é supervisionado pelo Banco Central e costuma ser mais eficiente na resolução dos problemas.

Abaixo seguem os contatos desses canais dos 5 maiores bancos.

Banco SAC Ouvidoria Ouvidoria para deficientes auditivos ou de fala
Banco do Brasil 0800 729 0722 0800 729 5678 0800 729 0088
Caixa Econômica Federal 0800 726 0101 0800 725 7474 0800 726 2492
Itaú-Unibanco 0800 728 0728 0800 570 0011 0800 722 1722
Banco Bradesco 0800 704 8383 0800 727 9933 0800 722 0099
Banco Santander 0800 762 7777 0800 726 0322 0800 771 0301

3º passo – Abrir uma queixa no Banco Central

Uma das funções do Banco Central é justamente fiscalizar o funcionamento dos bancos e garantir o funcionamento adequado dos seus serviços. Sendo assim, ele tem atribuição para receber reclamações e agir junto aos bancos para buscar a resolução desses problemas.

Apesar disso, o próprio Banco Central recomenda que a reclamação junto a ele seja aberta em última instância, caso os canais do próprio banco tenham se exaurido e não tenham levado à resolução.

O site para registro de demandas no Banco Central é o desse link

Também é possível fazer uma ligação para o BC através do número 145, de segunda a sexta-feira das 8h às 20h.

Seja perseverante e lute pelos seus direitos.

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