Como alcançar o sucesso com um bom planejamento financeiro

  • 12/11/2015
Página inicial - uso consciente - Como alcançar o sucesso com um bom planejamento financeiro

PAr Mais Blog - Como alcançar o sucesso com um bom planejamento financeiro

Como alcançar o sucesso

Alcançar o sucesso profissional normalmente está ligado a fatores que dizem respeito a qualidade do profissional, capacidade técnica, talento para os negócios e também pelo fato de se identificar e gostar do que faz. Mas alcançar o sucesso profissional significa ter uma vida financeira saudável?

Ser bem sucedido profissionalmente, sem dúvidas, é importante. Mas tão importante quanto é cuidar das finanças, gastar o dinheiro de forma consciente e se preocupar com o futuro! Para exemplificar, vamos contar de forma breve a história de Rodrigo, que talvez se confunda com a de muitos brasileiros.

Com bastante empenho e determinação, Rodrigo tem tido sucesso em sua carreira como profissional liberal. Atualmente está com 40 anos e com uma carteira de clientes sólida, que lhe gera renda mensal média de R$ 20.000,00.

Entretanto, Rodrigo tem pouco conhecimento sobre finanças e controla seu orçamento de forma bastante trivial. Como sua renda é sazonal, muitas vezes nem sabe quanto recebe por mês.

Isso é muito comum, especialmente entre profissionais liberais. A grande maioria tem pouco controle de suas receitas e despesas e, portanto, não faz controle do fluxo de caixa. Normalmente concentram seus esforços em suas carreiras e gastam todo seu tempo se preocupando com o trabalho (em ganhar dinheiro) e acabam dedicando pouco tempo para suas finanças.

A solução para Rodrigo começa com a tomada de uma decisão importante: buscar auxílio profissional para encontrar a melhor forma de administrar seu patrimônio, fazer a gestão de seu controle financeiro, otimizar as despesas e apresentar possibilidades de investimentos que façam seu patrimônio excedente (poupança) trabalhar por ele.

Alcançar o sucesso profissional e não cuidar do dinheiro é um erro.

Muitas pessoas buscam fazer isso por conta própria. Por serem capazes de gerar renda acabam se achando capazes de, também, cuidar dela. Isso é uma característica do brasileiro, que não é correta, e deve mudar ao longo do tempo.

Costumamos comparar isso com outros cuidados que temos em várias áreas da nossa vida.  Quando você tem um problema de saúde procura um médico, para decorar a casa busca um arquiteto, se quer emagrecer procura um nutricionista e para fazer exercícios contrata um personal, e por aí vai. Porque não fazemos isso também para cuidar do nosso patrimônio financeiro, conquistado a custa de tanto esforço?

Através do processo de planejamento financeiro foi possível otimizar o orçamento, fazendo com que Rodrigo pudesse manter o seu padrão de vida gastando menos do que antes. Com isso começou a sobrar dinheiro para planejar o futuro – quando ele pretende viver uma vida confortável sem ter que trabalhar tanto.

Rodrigo sabia que, para manter seu padrão de vida no futuro, seria necessário obter renda além da aposentadoria. Mas não fazia muita ideia de quanto precisava acumular, quanto poupar e onde investir.

Através de um processo muito bem definido, foi possível traçar objetivos, metas e estipular toda a trajetória para chegar lá.

O mais importante foi que Rodrigo não postergou essa decisão, que lhe trará mais prosperidade e tranquilidade. Além disso, agora pode se dedicar com afinco ainda maior à sua carreira profissional, tornando-a mais perene e ainda mais bem sucedida.

Nossos artigos