Carta do Gestor: abril/2016

  • 05/04/2016
Página inicial - Carta do Gestor - Carta do Gestor: abril/2016
 atual situação econômica do Brasil

Atual situação econômica do Brasil: a vontade do povo foi feita? Será o fim da corrupção? Há esperança?

A expectativa foi grande e, depois da maior mobilização popular da história, a vontade do povo foi feita. Talvez nem toda a vontade, pois o brasileiro foi às ruas pedindo muito mais do que a saída do PT, o objetivo principal era o fim da corrupção. E é fato que o governo que assume não é nenhum exemplo de honestidade – boa parte dos personagens está envolvido na lava jato ou algum outro escândalo de corrupção.

Por outro lado, a mudança representa a vontade e a força do povo, portanto os novos integrantes trabalharão, desde o início, pressionados para fazer um trabalho muito mais sério e transparente. E não havia outro caminho, o primeiro passo tinha que ser a destituição do governo.

Então? Como fica a atual situação econômica do Brasil? Mas O futuro não vai ser fácil. Nossos fundamentos são muito ruins – vivemos uma das priores crises econômicas da história, recessão, desemprego, queda da renda e mais uma lista imensa de problemas que afetam todos os escalões da economia.

botão_clique_artigo_6

Por outro lado, esta é a chance de uma virada de chave. O programa econômico do PMDB, chamado “uma ponte para o futuro” é completamente antagônico ao que vinha sendo feito pelo governo PT. O novo presidente também é um político muito mais articulado e que sabe exatamente o que deve e o que não pode fazer para melhorar a atual situação econômica do Brasil.

O governo PT foi marcado pela concessão de benesses e benefícios em troca de apoio. Criou-se um estado gigantesco, ineficiente, burocrático e caro. E a burocracia é forte aliada da corrupção. Portanto o trabalho será árduo. Não vai ser fácil mudar o modelo, tomar as medidas necessárias (em boa parte impopulares) e fazer a roda voltar a girar.

Por outro lado, é um governo que nasce com apoio no congresso. Pode não ter o apoio popular integral, mas representa a esperança e poderá conquistar a confiança do povo se tomar as atitudes corretas.

Portanto sim, há esperança! Como sabemos, muitas vezes a esperança vem a ser a força que move a própria economia. O Brasil ainda é visto como um grande potencial de investimento e podemos reverter a atual situação econômica.

Se a esperança se transformar em confiança os investimentos deverão voltar, assim como a confiança dos empresários. Isso pode levar ao retorno do crescimento, do emprego e da renda e, consequentemente, a uma melhora sistêmica da situação econômica do Brasil.

Vamos ter esperança, continuar vigilantes e juntos, buscar um Brasil que nos dê orgulho de ser brasileiro.

Nossos artigos