Planejamento financeiro: 4 passos

  • 10/07/2014
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planejamento financeiro

4 passos para um planejamento financeiro efetivo

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Quando falamos em planejamento financeiro, muitas pessoas já pensam em conceitos e contas complexas, impossíveis de serem entendidas para quem tem uma certa aversão a finanças – infelizmente, a realidade de muitos brasileiros. Apesar de existir a parte técnica por trás de alguns pontos, o que deveria estar em evidência é o conceito base para o planejamento.

Para efetuarmos um bom planejamento, de qualquer tipo, podemos usar uma metodologia simples, porém muito eficiente. Este método é chamado de ciclo PDCA.

O ciclo PDCA, do inglês Plan (planejar), Do (executar), Check (Avaliar) e Act (agir/corrigir) é utilizado como um processo de melhoria continua, que deve ser reiniciado sempre que o ciclo terminar, ou seja, após fazer as quatro etapas o ciclo recomeça, como um espiral.

Na prática, o PDCA serve para nos orientar em relação ao planejamento como um todo, dando-nos o caminho para nos organizarmos financeiramente.

Resumindo, para fazer um bom planejamento, com o PDCA, podemos seguir estes passos:

Planejar: esse é o passo inicial, mas é o meio de dois pontos. Para planejar é preciso descobrir duas coisas – onde você está e onde você quer chegar. Nesta etapa é analisado como estão suas finanças, identificando os problemas existentes ou que possam surgir. Após a análise, é preciso determinar seus objetivos. O planejamento é como você vai sair de onde está e chegar onde pretende.

Executar: pôr o planejado em prática, onde você irá “tirar sua ideia do papel”;

Avaliar: uma parte muito importante do planejamento financeiro é o controle contínuo, aqui chamado de avaliação. Você precisa verificar se o executado está acontecendo da maneira esperada, se não existe muitos desvios.

Corrigir: caso algum ponto avaliado não esteja indo de acordo com o que você planejou, corrija! Analise se o que você planejou está mal dimensionado e faça com que suas finanças fiquem o mais perto do planejado possível!

Para simplificar, podemos aplicar o PDCA em uma viagem. Planejar é identificar onde estamos, para onde vamos e como iremos fazer. Executar é a viagem. Avaliar são as fotos e o controle da rota. E fazemos a correção quando a viagem não sai como o planejado, arrumando assim nossa rota.

Seguindo essa ideia central, para qualquer planejamento, você evita desperdícios, tanto financeiro quanto de tempo. Invista tempo no planejamento, é a parte mais importante de todo o processo. E não esqueça de contar com profissionais de confiança e qualidade.

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Planejamento financeiro: 4 passos por Jonny Elias – 10.07.2014

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