6º Trabalho de hércules: observar com honestidade a qualidade das nossas reações e emoções

  • 01/06/2017
Página inicial - uso consciente - 6º Trabalho de hércules: observar com honestidade a qualidade das nossas reações e emoções

12 trabalhos financeiros desafio 6

O desafio “Meus 12 trabalhos financeiros” é uma analogia aos 12 trabalhos de Hércules, em que teremos uma tarefa por mês para você melhorar sua relação com o dinheiro. Afinal, sabemos que lidar com as finanças, muitas vezes, pode ser algo extremamente assustador e que nos exige uma força sobre-humana.

6° desafio de Hércules – limpar os estábulos do rei Augias 

Nosso herói Hércules se ofereceu para limpar em um só dia os currais imundos do rei Augias, filho de Poseidon, que possuía um rebanho de três mil bois e que há trinta anos não eram limpos. Estavam tão fedorentos que exalavam um gás mortal.

Hércules chegou a Élida, garantindo que limparia os estábulos em um dia se o rei desse em troca um décimo do seu melhor rebanho. Durante a noite, Hércules preparou sua estratégia que mesclaria força e inteligência. Primeiro, derrubou o muro que protegia a parte de trás dos estábulos. Em seguida, cavou largas valas com as próprias mãos e redirecionou os grandes rios Alfeu e Peneu, que passavam perto, para que fluíssem pelo pátio. Em poucos instantes, as águas corredeiras limparam toda a sujeira. O solo da região coberto de esterco acabou adubado e se tornando fértil.

Nesta analogia ao sexto trabalho de Hércules, podemos dizer que a sujeira acumulada pela humanidade é composta por raiva, angústia e emoções negativas. Essas emoções vão se acumulando e parecem impossíveis de serem removidas. Em nossas vidas elas nos dominam e se refletem em nossos hábitos negativos, que nos trazem sofrimento e perdas incalculáveis. Devemos fazer uma limpeza interior e observar diariamente e com honestidade a qualidade das nossas reações e emoções.

Neste sexto desafio, convidamos nossos leitores a refletirem sobre os seus hábitos e, de forma muito isenta, analisarem quais são os hábitos que tornam a nossa vida mais difícil e nos dão prejuízos financeiros.

Da mesma forma que o 4º desafio, precisamos limpar nossas vidas de ações que realizamos diariamente de forma automática, sem atentarmos para as consequências.

Essas ações que precisamos limpar são simples e separamos algumas para nossos leitores terem como ponto de partida das suas análises:

– Não ensinamos aos nossos filhos o valor do dinheiro, atendendo a pedidos, sem refletirmos, por mera comodidade;

– Compramos diversos artigos por impulso, apenas para termos o sentimento de um falso momento de felicidade;

– Não damos a devida atenção aos nossos produtos e extratos bancários e, muitas vezes, pagamos taxas e juros sem necessidade;

– Não refletimos sobre os gastos mensais e não guardamos dinheiro. Além disso, dificilmente temos reserva de segurança para despesas emergenciais…

Nossa missão: assim como Hércules limpou o estábulo usando sua inteligência e habilidades físicas, podemos também “faxinar” nossas mentes e mudar hábitos antigos.

Para auxiliar a todos, separamos algumas ferramentas que irão despertar a reflexão sobre os hábitos financeiros e, assim, facilitar o cumprimento desta missão!

12 trabalhos financeiros desafio 6

Relaciona os “10 pecados” que a maioria das pessoas cometem em relação as suas finanças.

Para cada pecado, vamos apresentar uma sugestão para que nossos leitores mudem de atitude e tenham poder sobre o seu dinheiro.

12 trabalhos financeiros desafio 6

Descreve 10 hábitos financeiros nocivos à saúde do nosso bolso e passa uma recomendação curativa.

Nossos artigos