5º trabalho de Hércules: afugente dívidas e o pagamento de juros altos!

  • 04/05/2017
Página inicial - uso consciente - 5º trabalho de Hércules: afugente dívidas e o pagamento de juros altos!
12 trabalhos financeiros desafio 5

O desafio “Meus 12 trabalhos financeiros” é uma analogia aos 12 trabalhos de Hércules, em que temos uma tarefa por mês para você melhorar sua relação com o dinheiro. Afinal, sabemos que lidar com as finanças, muitas vezes, pode ser algo extremamente assustador e que nos exige uma força sobre-humana.

 5º desafio de Hércules – as aves do Lago Estínfale

O Lago Estínfale, no extremo norte da Arcádia, havia sido invadido por uma revoada de enormes aves. Como elas se reproduziam rapidamente, em pouco tempo, as aves dominaram a região pantanosa e destruíram as colheitas. Suas penas e bico eram de bronze, fazendo com que se tornassem intocáveis e mortais. Euristeu ordenou ao nosso herói Hércules que afugentasse o bando. Hércules primeiro usou um címbalo (antigo instrumento de cordas) para atraí-las. Assim que as aves saíram do bosque, o herói pôde atingi-las com suas flechas venenosas. Para saber mais, clique aqui.

No caminho de purificação do herói, o lago refletia a estagnação e as aves simbolizavam os impulsos e desejos perversos saídos do inconsciente (semelhante ao ditado “cabeça vazia é terreno do Diabo”), que foram derrotadas pelas flechas da espiritualização. Todos nós, em algum momento das nossas vidas, também precisamos afugentar os alguns hábitos financeiros mortais para o nosso bolso. Conheça qual é esse desafio.

Neste quinto desafio, temos que ter em mente que, antes de mais nada, antes mesmo de traçarmos qualquer objetivo, temos que construir nossa reserva de segurança. Somente assim será possível afugentar de vez a possibilidade de pagamento de juros, de contrair dívidas ou mesmo de ter que parcelar a fatura do cartão de crédito devido a algum imprevisto.

Uma outra enorme vantagem de termos dinheiro investido para suprir qualquer emergência em nossas vidas é a liberdade de ação! Com o dinheiro da reserva de segurança podemos bancar uma mudança de emprego, tirar uma licença não remunerada e, muitas vezes sair de uma ocupação que nos aflige, trocando por outra que nos alegra e nos impulsiona para a felicidade.

NÃO PRECISA SER HÉRCULES PARA TER UMA RESERVA DE SEGURANÇA

A força que precisamos ter é a persistência do nosso herói! O primeiro passo é definirmos o valor que devemos ter nesta reserva. Esse valor depende do tipo e do tempo de profissão, da idade do mentor da família, da quantidade de familiares e, é claro do valor das despesas rotineiras, como moradia, lazer, alimentação, etc e outros compromissos, como uma parcela de financiamento do carro que não pode ser deixada de lado. Então, inicialmente levante os valores dos seus compromissos. Some a esse valor 20% a mais para despesas eventuais. Agora, entre no nosso simulador e veja qual o valor ideal para a sua reserva de segurança.

12 trabalhos financeiros desafio 5

Caso você ainda não tenha nenhum valor guardado e vai começar agora a sua reserva, é fundamental ser tão persistente como o nosso herói Hércules e, a cada mês, seguir investindo para atingir o valor da sua simulação. Mas independente disto, é fundamental você saber que para este tipo de reserva não podemos correr riscos e temos que investir em produtos financeiros de alta liquidez, ou seja, investimentos que possibilitam o resgate a qualquer hora.

Muitas pessoas têm investimentos médios e altos e, por desconhecimento, não possuem um centavo sequer para sacar numa eventualidade ou emergência. Acabam recorrendo ao cheque especial ou mesmo realizando saques no cartão de crédito. Quase sempre, pagando mais juros do que poderiam obter nos rendimentos dos seus investimentos.

Leia nosso Guia que descreve minuciosamente quais são os produtos financeiros mais adequados para se investir na montagem e manutenção da sua reserva de segurança. Esse guia está entre os 10 mais lidos da Par Mais!

12 trabalhos financeiros desafio 5

Assim como Hércules, afugente o perigo do pagamento de juros e lute para ter a sua reserva de segurança e a liberdade que ela proporciona.

Nossos artigos