10º trabalho de Hércules: captura do gado vermelho de Gerião

  • 05/10/2017
Página inicial - Blog - 10º trabalho de Hércules: captura do gado vermelho de Gerião

O desafio “Meus 12 trabalhos financeiros” é uma analogia aos 12 trabalhos de Hércules, em que teremos uma tarefa por mês para você melhorar sua relação com o dinheiro. Afinal, sabemos que lidar com as finanças, muitas vezes, pode ser algo extremamente assustador e que nos exige uma força sobre-humana.

Décimo desafio de Hércules – Captura do gado vermelho de Gerião

Como décimo trabalho, o rei Euristeu decidiu aumentar a dificuldade: Hércules deveria trazer por terra e mar todo o rebanho de Gerião, que tinha duas pernas tal como as outras pessoas, mas, a partir da cintura, o corpo se ramificava em três troncos com três cabeças e seis braços. Os animais eram guardados por Euritião, um pastor monstruoso, e o seu cão que tinha várias cabeças, Ortus.

Quando Hércules se aproximou, o cão lançou-se como uma flecha para ele, rosnando ferozmente, tentando alcançá-lo. Com um golpe decisivo, Hércules derrubou o monstro. Então, Euritião amedrontado pelo bravo guerreiro que estava diante dele, suplicou que a sua vida fosse poupada. Hércules concedeu-lhe o pedido. Conduzindo o gado vermelho-sangue adiante dele, Hércules voltou a sua face para a Cidade Sagrada.

Ainda não estava muito longe daquelas pastagens quando percebeu que o monstro Gerião vinha em louca perseguição. Logo Gerião e Hércules estavam face-a-face. Exalando fogo e chamas de todas as três cabeças simultaneamente, o monstro avançou sobre ele. Esticando bem o seu arco, Hércules lançou uma flecha que parecia queimar o ar e que atingiu o monstro no seu flanco.

Tamanho foi o ímpeto com que fora lançada, que todos os três corpos de Gerião foram perfurados. Com um guincho desesperado, o monstro oscilou, depois caiu, para nunca mais se levantar. E Hércules começa o penoso percurso levando o rebanho a Cidade Sagrada.

Enfrentando a nossa natureza e valorizando cada centavo

Neste trabalho, nosso herói mata com um só golpe o monstro Gerião e enfrenta depois a penosa jornada acompanhando um imenso rebanho até o seu destino. Neste percurso, Hércules teve que domar a sua fúria, a sua natureza imediatista, pois volta e meia alguns bois se desgarravam e Hércules precisava deixar o rebanho para procurar aquelas cabeças que se perdiam.

Assim como Hércules, temos que domar e enfrentar os fatos do dia a dia com paciência e muita cautela. E com a nossa vida financeira, mais ainda!

A prudência e a reflexão são fundamentais, em especial, quando realizamos nossos investimentos. Assim como os bois desgarrados, temos que valorizar cada centavo. Cuidar e zelar por nossas economias.

O primeiro passo que devemos refletir e definir é qual são os nossos objetivos financeiros. O que realmente almejamos? É fundamental termos claro, pois assim fica mais fácil abrirmos mão do consumo imediato em prol da realização de um projeto de vida ou mesmo de uma velhice honrada e independente.

Outro fato importantíssimo é cuidar de cada centavo. Por que será que milhões de pessoas, em especial correntistas dos grandes bancos, permitem a cobrança de taxas exorbitantes? Não faça isso, dome a sua natureza e não permita ser lesado. Leia atentamente as regras e condições de todos os produtos financeiros que lhe são oferecidos. Pergunte, pesquise. Não se deixe mais ser enganado.

Para facilitar o entendimento deste desafio separamos dois materiais muito alinhados com esse 10º trabalho.

Participe do desafio, envie seu relato!

Nossos artigos