Papel
& Caneta
#22

Comprar um imóvel
17 de Junho de 2021

Amenidades Dinheiro Me fez bem

Olá,

Espero que esteja tudo bem por aí e que você já tenha recebido a vacina (que alegria pode falar isso).

Por aqui, temos mudanças.

A partir desta edição, vou trazer os temas de maneira mais enxuta e separados em blocos. Não deixarei de abordar os temas com a profundidade que eles merecem, mas vou trazê-los de forma mais objetiva e com links úteis para você continuar lendo sobre aquilo que interessar mais a você no momento.

Gostaria também de um favor seu: depois de ler, responde pra mim o e-mail dizendo o que achou do novo formato? Isso vai ajudar para que as próximas edições fiquem cada vez mais do nosso jeito.

Simbora!

Amenidades
Espaço para aquela parte mais amena (e muito gostosa!) da conversa.

Por aqui, o estado geral é bom. Estamos cansados do momento atual (ah, é!?), mas fazendo o que precisamos para manter mente e corpo o mais saudáveis possível.

Sabe quando você está indo para casa e fica com muita vontade de ir ao banheiro? Quanto mais perto de casa, mais a vontade aumenta. Quando você chega na porta do banheiro, não entende como aguentou todo aquele tempo no trajeto para casa. É isso! Quanto mais perto da vacina, quanto mais perto da tranquilidade e da liberdade de volta, mais a vontade de sentir isso de novo aumenta.

Só mais um pouco.

Dinheiro
Espaço para responder perguntas sobre finanças pessoais e investimentos que recebi de leitores aqui da news, clientes, familiares, amigos, conhecidos...

"Tenho um imóvel próprio onde moro e acumulei R$1.000.000,00 em investimentos. Quero comprar outro imóvel para receber aluguel, porque meu pai ganha uma renda boa com isso. O que você acha?"

Primeiro ponto: foi-se o tempo em que bastava comprar um imóvel e esperar ele se valorizar para vender com lucro. Acompanhei muitos casos (mais de 50 nos últimos 2 anos) em que investidores perderam dinheiro com imóveis. Ou seja, não é tão simples assim.

Segundo ponto: pode sim ser interessante investir uma parte desse valor no mercado imobiliário, desde que:

  • Você tenha muito conhecimento sobre o setor e saiba fazer bons negócios; OU
  • Você conheça um especialista na área imobiliária que pense primeiro no seu interesse como cliente e não na comissão/corretagem que ele vai receber ao vender o seu imóvel.

A trilha que eu recomendo é:

  1. Saber seu objetivo (renda ou ganho de capital)
  2. Definir quanto investir (não invista todo o seu dinheiro)
  3. Encontrar um ótimo negócio (grande desafio!)
  4. Monitorar o investimento

Mais sobre o assunto:

Me fez bem
Espaço para compartilhar com você algum conteúdo que me fez bem.

Semana passada, uma edição da Newsletter 1% (Tiago, do “tira do papel”) fez referência para a Bits To Brands (da Bia, que foi uma grande inspiração para eu começar por aqui).

Para mim, o que torna os dois projetos incríveis é que, além de conteúdo de qualidade, ambos levam a personalidade de quem escreve. Naturalmente, por estar inserido nesse contexto que eu acredito e aprecio, é o que tento trazer para cá.

Dito isso, quero deixar uma reflexão para você:

Em que contexto você se encontra hoje? Como ele influencia suas decisões de compra/consumo, de escolha do estilo de vida, de carreira, de relacionamentos…?

Como tem funcionado isso para mim:

Nos últimos anos fui me aproximando cada vez mais do que faz sentido para minha vida e de coisas que eu acredito. Esse processo passou por abandonar o Facebook (aquela rede social que veio depois do Orkut e antes do Instagram, lembra?), cancelar a assinatura de várias newsletters (e assinar outras), deixar de seguir muitos perfis no Instagram (e passar a seguir outros), ler mais (work in progress) e colocar meu dinheiro e meu tempo cada vez mais naquilo que me deixa perto do que me faz bem.

Caso sinta vontade, compartilhe comigo como é isso para você.


PS: Além das newsletters da Bia e do Tiago, eu assino também as do Amuri, Seth Godin e Carl Richards, que seguem a mesma linha. As outras duas que completam a minha lista são: a_nexo e Snaq.

Fica bem!

Grande abraço,
Jailon

Se alguém te encaminhou essa newsletter e você quer receber direto na caixa de entrada, clique no botão abaixo:
Quero assinar!

Caso você esteja recebendo essa newsletter pela primeira vez, é possível acessar as edições anteriores neste link.

ParMais Logo

ParMais | Sua referência em gestão patrimonial
Par Mais Gestão Administração de Valores Mobiliários
CNPJ: 21.719.643/0001-60

Clique aqui para desinscrever

Nossas redes sociais