Newsletter
Papel e Caneta

Com Jailon Giacomelli, CFP®

O que você vai encontrar
na Newsletter "Papel e caneta"?

 

Nosso sócio Jailon Giacomelli, CFP®, criou a Newsletter para compartilhar conteúdos interessantes sobre cuidados com o dinheiro, finanças pessoais e investimentos. Com exemplos práticos e ferramentas para o uso de pessoas e famílias no dia a dia, a Newsletter possui um conteúdo simples, claro e sem termos técnicos.

Veja aqui a última edição.

Últimas
edições

 

Confira as edições mais recentes da News. Para acessar todas, clique aqui.

A cada 15 dias uma nova edição!

Alguns materiais
que foram compartilhados

 

Nesta planilha você vai:

  1. Entender rendas e despesas
  2. Resumir as finanças
  3. Montar um fluxo projetado
  4. Rever as despesas
  5. Rever fluxo projetado

Monte o seu Balanço Patrimonial para saber quanto você tem e quanto você deve.

Assim, terá uma visão geral e clara de seus bens e dívidas e saberá “quanto sobra” se você vender tudo o que tem e pagar tudo o que deve.

Traduza seus sonhos em objetivos.

Para isso, é necessário saber quando você quer realizar seu sonho e quanto dinheiro ele custará. Com isso, você chega a um objetivo claro, bem definido e saberá o preço que ele irá custar.

Quais são as suas expectativas para o ano?

Reflita sobre seus objetivos, pare por cinco minutos, preencha a planilha e verifique quanto os seus planos para o ano custam e se eles cabem no seu bolso com folga para imprevistos.

Jailon Giacomelli, CFP®

Diretor de operações da ParMais. Planejador Financeiro Pessoal, CFP®, é especialista em gestão financeira/investimentos e Mercado de Capitais pela FGV. Embaixador da Planejar em SC. Engenheiro mecânico com habilitação em produção pela UFSC. É analista de investimentos com certificação CNPI. Possui ainda certificação para auditor interno ISO 9001.

Por que
"Papel e caneta"?

 

Durante reuniões e conversas (especialmente aqui na ParMais, com o time ou clientes), eu costumo usar papel e caneta pra rabiscar o que estamos construindo juntos. No final da conversa, normalmente alguém solta o famoso "posso ficar com esse papel?".

Usar papel e caneta me ajuda de duas formas:

  • Organização: materializar e trazer uma linha de raciocínio para a conversa (uma possível explicação: ter cursado engenharia); e
  • Didática: tornar as ideias mais simples, claras e organizadas (uma possível explicação: minha mãe é uma professora muito paciente e didática e durante todo meu ensino fundamental ela montava perguntas com papel a caneta pra eu estudar em casa).

Conclusão: você pode esperar um conteúdo simples, claro e sem frescura ou termos técnicos (podemos até usar, mas vamos explicá-los).