Corações mais calmos
1 de Abril de 2020

Olá,

Espero que sua família e amigos queridos estejam bem, com saúde e em casa se cuidando.

No dia 02/03, quando enviei a edição #2 (disponível aqui) não podíamos imaginar a loucura que seria nosso mês de março, né?

Eu sei que seu WhatsApp e Instagram nunca estiveram tão movimentados e que está bem difícil selecionar conteúdo de confiança e qualidade no meio de tanta informação.

Por isso, vou deixar claro logo aqui no começo o que você pode esperar dessa edição #3. Assim, se o conteúdo não interessar, é só deixar para lá e no mês que vem eu volto com a edição #4.

O que esperar desta edição?

Vou contar a história do Luís e da Paty, pais do Theo (perceba que criatividade para nomes fictícios não é um atributo meu).

Eles me pediram ajuda, porque:

  • Luís é psicólogo e as consultas caíram 50% na última semana
  • Paty era funcionária CLT, foi demitida dia 20/03
  • Os R$10.000,00 investidos em um fundo de ações viraram R$5.000,00. O objetivo é guardar um valor para faculdade do Theo, daqui 15 anos
  • Estavam pirando sem saber o que aconteceria nos próximos meses e queriam uma luz sobre como organizar suas contas neste momento

Durante a história, vou deixar algumas dicas que podem ajudar você a:

  • Entender e organizar as contas
  • Ter clareza da sua situação financeira atual
  • Saber quanto dinheiro você terá na conta em 31/12/2020 (sem dicas milagrosas, ou coisas do tipo)

No final da news, deixei o link para um vídeo que explica como montei a planilha com Luís e Paty. Ela pode ser usada para qualquer caso e pode ser útil para montar a sua.

Você vai precisar de 5 a 8 minutos pra ler essa news e aproximadamente 2 horas para montar seu plano na prática, mas tenho certeza de que isso vai acalmar o seu coração e o das pessoas que dividem as contas com você, ou dependem de você financeiramente.

Simbora?

Converse sobre dinheiro

Fiz um call de 30 minutos com Luís e Paty. Consegui entender o contexto familiar deles e ter uma boa noção de como estavam suas finanças. Nessa conversa já tivemos algumas boas ideias juntos.

DICA: especialmente neste momento, converse sobre dinheiro com pessoas com quem você se sinta confortável. Seus anseios serão parecidos e com certeza surgirão ótimas ideias. Caso você queira entender um pouco mais, nesse IGTV eu abordo a importância de falarmos sobre dinheiro e este artigo da revista Planejar traz o tema de forma mais técnica.

Como tarefa de casa, pedi que separassem alguns documentos para nossa próxima conversa:

  • Extratos de conta corrente e faturas de cartão de crédito (últimos dois meses já funciona bem)
  • Saldo atual de contas correntes, poupanças e investimentos
  • Valor dos bens materiais (carro, casa etc.)
  • Extrato das dívidas (precisaremos basicamente de três informações: quantas parcelas faltam, valor da parcela e a taxa de juros)
  • Uma planilha de Excel ou Google Sheets (caso você não curta usar planilhas, funciona bem também com papel + caneta + calculadora)

PARÊNTESIS: Você já tentou usar o Waze ou o Google Maps para definir a melhor rota até o seu destino, sem colocar sua localização atual? Não faria sentido, né? Nas suas finanças pessoais acontece da mesma forma. Quando você não sabe onde está, é impossível saber o melhor caminho para atingir seus objetivos.

Vamos clarear as coisas

Nos reunimos novamente e dessa vez conversamos por 1h30min. Pedi para o Luís abrir uma planilha (usamos o Google Sheet), compartilhar a tela comigo e seguimos juntos os cinco passos abaixo para construir o resumo da vida financeira do casal.

PASSO 1 - Entender rendas e despesas

Com o extrato de conta corrente e a fatura do cartão, conseguimos chegar no valor de rendas e despesas do casal. Depois disso, mantivemos o valor das despesas dos extratos, mas cortamos 50% da renda de Luís e 100% do salário de Paty.

No final desse passo, tínhamos clareza de quanto eles ganham e gastam por mês.

DICA: É importante saber quanto você ganha e gasta em qualquer momento da vida, mas no cenário que estamos vivendo, isso é fundamental. Caso você já saiba quanto ganha e quanto gasta, vá direto para o passo 2.

PASSO 2 - Resumir as finanças

Logo depois, criamos uma nova aba na planilha, onde colocamos o resumo das rendas e despesas e logo abaixo montamos uma tabela com valores do patrimônio deles. Lançamos o valor de todos os bens (saldo em conta, poupança, investimentos, valor do carro e do apartamento) e dívidas (saldo a pagar dos financiamentos do carro e apartamento, além do empréstimo que eles haviam tomado).

Isso nos mostrou que a situação patrimonial deles não estava folgada, mas havia luz no final do túnel.

PASSO 3 - Montar um fluxo projetado

Mas o que é esse tal de "fluxo projetado"?

É uma tabela que mostra como suas finanças vão se comportar de hoje em diante, mês a mês. Minha sugestão para Luís e Paty foi montar um fluxo projetado até 31/12/2020.

Montamos com base na realidade deles e concluímos que, seguindo o ritmo atual, eles não teriam dinheiro suficiente até o final do ano, por isso terão que rever as despesas.

DICA: não se desespere quando você montar seu fluxo e a “conta não fechar”. O fluxo serve justamente para lhe dar clareza do momento atual e permitir que você tome ações antes da situação ficar insustentável.

PASSO 4 - Rever as despesas

Orientei Luís e Paty que refletissem juntos durante 15 minutos, olhando para o extrato de conta e a fatura do cartão que usamos no passo 1. A meta deles era cortar despesas que não fazem sentido nesse momento e que eles podem, inclusive, deixar de gastar até que Paty esteja novamente empregada e que Luís esteja com sua agenda 100% preenchida.

DICA: alguns cortes serão óbvios, como: restaurantes, salão de beleza etc. Mas olhe com atenção também para itens como: pacote de TV a cabo, presentes, tarifas de conta etc.

Depois que eles fizeram a reflexão, levantamos qual seria o valor das despesas após os cortes. Isso nos mostrou com mais detalhes como seria a situação deles nos próximos meses.

PASSO 5 - Rever o fluxo projetado

Depois de conhecermos os novos valores, voltamos ao fluxo projetado para ver qual seria o efeito da readequação das despesas nas contas deles até dezembro.

Com os ajustes, Luís e Paty conseguirão segurar as contas até o final do ano!

E terminamos o call assim:

- Luís: Jailon, então tá tudo resolvido, né? Não teremos problemas financeiros até dezembro, certo?

- Eu: Não é bem por aí. Agora vocês têm um plano bem feito e a ferramenta (planilha) para acompanhá-los no dia a dia, mas a execução depende de vocês. Além disso, haverá imprevistos e vocês precisarão revisar o plano e tomar decisões importantes nesse período.

- Paty: Entendi. E quando os imprevistos vierem, voltamos para a planilha, olhamos os extratos e vamos conseguir tomar melhores decisões, porque agora temos clareza da nossa situação financeira. Não estamos mais “no escuro”.

- Eu: É isso aí Paty, tão simples quanto isso. Vamos em frente!

Como fazer o seu?

Para lhe ajudar na construção do seu plano, vou deixar 2 links:

  • Neste link você acessa o vídeo onde apresento a construção da planilha que fiz com Luís e a Paty (o vídeo é longo, mas você pode passar para as etapas que lhe interessam).
  • Neste link você pode fazer o download da planilha que montei durante o vídeo.

DICA: será mais produtivo assistir o vídeo e construir seu plano ao mesmo tempo. Veja uma parte, monte sua planilha ou tabela no papel, depois vá para o passo seguinte.

Vamos trocar?

Conta pra mim como você está lidando com esse momento de incerteza? E caso decida montar seu plano, vou gostar muito de receber a foto da planilha ou da folha de papel.

Desejo que todos sejamos pessoas melhores quando essa loucura passar.

Fica bem!

Um abraço
Jailon

Se alguém te encaminhou essa newsletter e você quer receber direto na caixa de entrada todo mês, clique aqui:
Quero assinar!
Nossas redes sociais
Par Mais Logo
ParMais | Investimentos Financeiros
Par Mais Gestão Administração de Valores Mobiliários
CNPJ: 21.719.643/0001-60

Clique aqui para desinscrever