O plano de Mike
2 de Março de 2020

Olá,

Espero que você tenha feito um bom feriado de carnaval.

Eu aproveitei um tempo do meu pra escrever a edição #2 da newsletter “Papel e caneta”.

(confira a edição #1 aqui)

Hoje decidi trazer a história do Mike, esse cara que aparece aí na foto da videochamada. Ele executou um dos melhores planejamentos financeiros que eu já vi e me ensinou uma nova maneira de dizer "tenha um bom dia".

Quem é Mike e o que o plano dele tem de especial?

Mike é um americano de 74 anos, professor de Inglês aposentado e que mora na Carolina do Norte. Eu o conheci em uma aula de inglês na plataforma Cambly.

Durante a aula, perguntei como é a relação dele e da esposa com dinheiro e pedi para que me contasse um pouco sobre como chegou aos 74 anos com a aposentadoria garantida.

Logo no início da explicação, ele me falou que o ponto de virada na vida financeira deles foi há 20 anos, quando contrataram um planejador financeiro. Mike e a esposa construíram uma relação de confiança com o planejador, com quem continuam trabalhando até hoje e fazem consultas sempre que precisam tomar decisões sobre finanças e investimentos.

Construir uma relação de confiança com algum profissional com quem você possa conversar abertamente sobre dinheiro faz toda diferença!

Pedi um exemplo de orientação que ele recebeu do planejador financeiro. Mike lembrou que decidiu aderir ao plano de previdência privada da sua empresa após orientação do profissional. Além do ganho financeiro, teve uma redução de impostos significativa.

Logo em seguida, ele me explicou que ele e a esposa decidiram que, quando falecerem, gostariam de deixar todos os bens para uma igreja próxima da casa deles (nos EUA isso é permitido). O planejador financeiro, com suporte de um advogado, os orientou na construção do planejamento sucessório.

Perguntei então quais eram suas rendas de aposentadoria. Mike explicou que atualmente ele e a esposa possuem seis fontes de renda:

  1. Social security (nosso INSS) de Mike
  2. Social security (nosso INSS) da esposa
  3. Previdência privada de Mike
  4. Carteira de investimentos que geram rendimentos
  5. Aulas de inglês no Cambly
  6. Extra: jardineiro e paisagista. Mike é apaixonado por plantas e esse trabalho exige que ele continue ativo e saia de casa / respire ar puro. Ele me disse que até pagaria para fazer, mas que atualmente ele é pago por isso

A equação é a seguinte:

  • Eles mantêm uma reserva para emergências que cobre três meses de suas despesas
  • O dia a dia (moradia, alimentação, saúde, lazer, etc) é mantido com certa folga pelas fontes de renda de 1 a 4
  • A renda das aulas de inglês paga uma viagem por ano para eles
  • A renda extra do seu trabalho como jardineiro eles decidem juntos como vão usar

Não é lindo?

Um plano iniciado há mais de 20 anos, com acompanhamento profissional e uma excelente execução. Com certeza Mike e a esposa mudaram diversas vezes de ideia durante a jornada, mas ter um planejamento financeiro bem feito com certeza os ajudou a manter o foco, mesmo com as mudanças de percurso.

Quer ler mais sobre esse tema?

“tenha um bom dia” versão 2.0

Pra fechar a aula, Mike mandou um “create a good day” e me explicou que ele parou de falar “tenha um bom dia”, pois entende que cada um tem o que precisa para criar seu bom dia.

O que desejo a você é que crie um bom futuro e quando chegar lá na frente, tenha motivos de sobra para agradecer a você mesmo(a) pelo cuidado que teve com sua saúde e seu dinheiro ao longo da vida.

Papo de planejador financeiro

Minha sugestão de leitura para os colegas de profissão é este artigo da revista da Planejar, onde o fera Louis Frankenberg, CFP® traz algumas ideias e reflexões de como lidar com as finanças dos nossos clientes.

Vamos trocar?

Conta pra mim como foi a última vez que você pensou sobre o planejamento da sua aposentadoria?

Este espaço continuará sempre aberto para trocarmos sobre assuntos relacionados com dinheiro e investimentos. É só responder este e-mail!

Crie um ótimo dia por aí e até mais!

Jailon

Se alguém te encaminhou essa newsletter e você quer receber direto na caixa de entrada todo mês, clique aqui:
Quero assinar!
Nossas redes sociais
Par Mais Logo
ParMais | Investimentos Financeiros
Par Mais Gestão Administração de Valores Mobiliários
CNPJ: 21.719.643/0001-60

Clique aqui para desinscrever