Falha no sistema
12 de Março de 2021

Olá,

Espero que você e sua família estejam com saúde e passando da melhor forma por esse período caótico que estamos vivendo no Brasil.

Caso você seja profissional da saúde da linha de frente, meu muito obrigado. Talvez seja melhor você deixar para ler esta edição em outro momento e aproveitar estes 5-10 minutos para descansar. Cuide bem de você.

Não vou me estender sobre o assunto, afinal, todos estamos cansados de receber informações e opiniões de muitas fontes. Só vou deixar aqui no início dois pedidos (não que eu não confie que você vá comigo até o final deste e-mail, mas é para enfatizar mesmo):

  • Fique em casa se você puder; e
  • Fortaleça o pequeno comércio próximo de você. Eles não têm delivery? Liga lá, pede para separarem a sua compra, faz o pagamento com TED ou PIX e passa para pegar.

Vamos juntos!

Nesta edição decidi começar com um tema muito solicitado no questionário que você respondeu aqui meses atrás: investimentos. Vamos falar sobre alguns cuidados que sugiro que você tenha na hora de investir (na verdade, um pouco antes de investir) o seu dinheiro.

Parêntesis: minha ideia hoje não é ensinar você a investir, mas caso você esteja procurando por isso, sugiro começar pelo blog, Instagram e este curso gratuito sobre investimentos da ParMais. Também gosto da abordagem deste podcast do Eduardo Amuri, que traz esse tema de forma muito didática para quem está dando os primeiros passos no mundo dos investimentos.

Em seguida, deixo uma super dica para você que está fazendo sua declaração de imposto de renda.

Simbora?

O melhor investimento

Jailon, qual o melhor investimento hoje em dia?

Se o gênio da lâmpada aparecesse para mim, um dos meus pedidos seria ganhar R$100,00 a cada vez que alguém me faz essa pergunta. Seria um baita plano de aposentadoria.

Minha recomendação é sempre o famoso “volte duas casas” e entenda qual o seu objetivo com este investimento (reserva de emergência? aposentadoria? - veja mais aqui). Além disso, conheça seu perfil comportamental e considere seu momento de vida e sua capacidade financeira de tomar risco (veja mais aqui).

Ok Jailon, em 2019 eu fiz tudo isso aí de objetivos e perfil de risco, montei uma carteira de investimentos e segui feliz com meu dinheiro rendendo mais que a poupança (meu antigo investimento, do qual ainda me envergonho). Então, chegamos em março de 2020 e eu fiquei dias sem dormir, porque perdi muito dinheiro na bolsa. Como achar um equilíbrio?

Sendo bem direto na resposta: procure ajuda profissional para fazer a gestão dos seus investimentos.

Motivos:

  • Se você trabalha de 30 a 60 horas por semana, não terá tempo para acompanhar seus investimentos e aprender a fazer a gestão deles por conta própria;
  • Um bom profissional vai separar seus investimentos em caixinhas e você sempre terá uma reserva de emergência para momentos de crise;
  • Nós, enquanto seres humanos imperfeitos, temos ilusões cognitivas (veja mais abaixo). Quando você transfere a responsabilidade de gestão para um profissional, evita que estas ilusões atrapalhem você nos momentos de muita queda no mercado (por exemplo, março de 2020).

Eu sei, eu sei… Falar “ilusões cognitivas” é dose. Em resumo bem resumido, elas são uma falha padrão (sim, acontece com todo mundo) no nosso sistema mental.

Explico melhor.

Os quadrados pequenos da imagem abaixo, têm a mesma cor?

Sim, eles têm. Só não aparentam ter, porque estão inseridos em contextos diferentes, gerando uma ilusão de ótica.

Quando estamos inseridos em contextos diferentes na nossa vida (por exemplo, na hora de decidir sobre onde investir), temos a mesma ilusão, mas ao invés de ótica, ela é cognitiva (atrapalha nossa forma de pensar e tomar decisão).

Exemplo prático:

Murilo (veja que seguimos criativos com os nomes fictícios aqui) começou a investir na bolsa em janeiro de 2019 e pelo perfil de risco que o sistema da corretora apontou, ele é um investidor arrojado.

A bolsa de janeiro a dezembro de 2019:

Naquele momento Murilo percebeu que estava certo, porque aguentou bem as oscilações do mercado e ganhou dinheiro.

  • Contexto: mercado em alta, com oscilações normais para o mercado de ações.
  • Emoção percebida: otimismo (aquele que “cega”, sabe?).
  • Decisão: vamos em frente, Murilo investiu todo o dinheiro na bolsa (dezembro/19)!

A bolsa de dezembro/2019 até abril/2020:

Murilo se desesperou. Os investimentos caíram 40% em poucos dias. Ele ligou para a corretora e lá o pessoal também estava em pânico, porque nunca tinham visto aquilo antes.

  • Contexto: queda brusca, muita incerteza e sem perspectiva de melhora.
  • Emoção percebida: desespero (aquele que também “cega”, sabe?).
  • Decisão: vende essas ações, isso não é pra mim!

A bolsa de abril/2020 a dezembro/2020

Murilo está frustrado, porque alguns amigos recuperaram seus investimentos e ele percebeu que “saiu da bolsa na hora errada”.

  • Contexto: euforia e recuperação rápida (aliás, bem mais rápida que o esperado neste caso).
  • Emoção percebida: frustração.
  • Decisão: nunca mais ter investimentos arriscados, vou voltar para a poupança que é segura!

Perceba que nós temos limitações reais e importantes para tomada de decisão. Influenciados pelo contexto (lembra dos quadrados cinza lá em cima?), nossa tendência natural é agir por impulso e depois pensar se era o melhor a ser feito.

Em algumas situações não há consequências graves em agir assim, mas é só olhar para o exemplo do Murilo para entender que, no caso de decisões que impactam no nosso bolso, as consequências são bem sérias.

Por isso, ao investir nosso dinheiro é preciso racionalizar as tomadas de decisão.

Conseguimos fazer isso sozinhos?

Normalmente não!

E esse é um dos motivos pelos quais, na minha opinião, a gestão profissional dos investimentos é o melhor caminho.

Não que eu não goste quando clientes e amigos decidem fazer seus investimentos sozinhos em ações, fundos de investimentos e títulos. Eu acredito que esta é uma boa forma de aprendizado e que, se for essa sua intenção (aprender), você deve fazer, mas começando com uma parte bem pequena dos seus investimentos. Depende do seu contexto, mas minha recomendação é que não passe de 5% do total que você tem disponível para investir.

Tenha cuidado com o dinheiro suado que você conquistou. Lembrando que deixar o dinheiro na poupança ou em fundos de renda fixa do seu banco está bem longe de ter cuidado com ele.

Dica para declaração de IR

Estamos em época de declaração de imposto de renda e a ParMais lançou a versão 2021 do Guia de Imposto de Renda. Ela está disponível para download no link abaixo.

Clique aqui para fazer o download do guia de imposto de renda.

Dica importante: ainda que seja seu contador que faça a declaração, é importante que você revise o trabalho dele.

Motivos:

  • Você é a pessoa que melhor conhece sua realidade, seus bens, investimentos e fontes de renda;
  • O contador fará a sua declaração em paralelo com outras mais de 200. É natural que escape algum detalhe (vou te contar um segredo: às vezes não é só detalhe, não).

Lembrando que na edição #9 da Papel e caneta eu abordei o tema “impostos”.

Se você quiser seguir conversando sobre os temas desta edição, responde este e-mail e trocamos.

Caso queira ver outros assuntos aqui, me escreve sugerindo que eu trago.

Vamos juntos!

Fica bem.

Um abraço,
Jailon

Se alguém te encaminhou essa newsletter e você quer receber direto na caixa de entrada, clique no botão abaixo:
Quero assinar!

Caso você esteja recebendo essa newsletter pela primeira vez, é possível acessar as edições anteriores neste link.

Nossas redes sociais
Par Mais Logo
ParMais | Sua referência em gestão patrimonial
Par Mais Gestão Administração de Valores Mobiliários
CNPJ: 21.719.643/0001-60

Clique aqui para desinscrever